O que provoca a erosão fluvial?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Erosão Fluvial: esse tipo de erosão é causado pela água dos rios, transformando o seu curso em vales mais profundos do que o seu entorno.

A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada.

Causas Da Erosão Do Solo
Fatores que influenciam a erosão do solo são: desmatamento, incêndio, urbanização, compactação, drenagem de estradas, mineração, agricultura desorganizada e outros. O processo de degradação causa danos enormes à natureza.

Assim, além de terras menos produtivas, a erosão provoca a morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramento e turbidez nas águas — o que dificulta a ação da luz solar na fotossíntese de algas, essencial para a purificação e oxigenação dos cursos hídricos.

Prevenção da erosão fluvial
Medidas preventivas como a manutenção da vegetação nativa nas margens dos rios ou plantação de novas espécies ajudam a prevenir os prejuízos da erosão fluvial.

Agente fluvial
As águas dos rios têm profundo efeito sobre o solo, criando novos vales e modificando o seu curso indiscriminadamente. A vegetação ribeira é o principal controlador da erosão das águas.

A chuva é o principal fator climático relacionado à erosão. Contudo, a mesma intensidade de chuva pode levar a diferentes situações erosivas, a depender dos demais fatores que afetam a erosão. Além disso, dois aspectos mais importantes são a quantidade e a duração da chuva.

Tipos de erosão

  • Erosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ...
  • Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ...
  • Erosão fluvial.

A erosão é um fenômeno da natureza em que a degradação dos componentes do solo é dada por meio de agentes naturais como a chuva, vento, água de rios, gravidade, ou mesmo por ações equivocadas do homem. Com estas modificações o solo é deslocado e transportado para partes mais baixas do seu território.

Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o.

1. De rio; próprio de rio. 2. Que se faz em rio; que vive nos rios.

O transporte fluvial move cargas e passageiros através de vias navegáveis, como rios, lagos naturais, canais e reservatórios artificiais. É uma solução de transporte muito antiga, visto que as únicas maneiras que as pessoas tinham para se locomover era por terra ou água.

O transporte fluvial é uma das modalidades de transporte mais antigas do mundo. Ela é caracterizada pelos deslocamentos de vários tipos de cargas e de pessoas em trechos navegáveis de rios e cursos d'água de um modo geral. As vias onde o transporte fluvial ocorre são chamadas de hidrovias.

5 alternativas para evitar a erosão do solo

  1. Conheça a capacidade do solo. A erosão do solo pode ser evitada usando a terra dentro de sua capacidade. ...
  2. Invista em cobertura de superfície. ...
  3. Realize o cultivo em faixas. ...
  4. Aposte no Sistema de Plantio Direto. ...
  5. Utilize fertilizantes organominerais.

Quais são os melhores métodos para combater a erosão? A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.

A erosão pode ser controlada, ainda, pela construção, via cortes e aterros, de estruturas artificiais que minimizam a velocidade das enxurradas, como, por exemplo, nos canais de escoamento, nas bacias de captação, no terraceamento.

A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra. Por isso o rio pode mudar de forma muito parecida com a erosão pluvial, que é causada pela chuva.

Erosão fluvial: é a erosão causada pelos rios ao longo de seu curso, nas suas margens e em seu leito. Pode ser mais comum em áreas de elevada altitude e relevos montanhosos, pois a gravidade tende a tornar o rio mais veloz, deixando as margens mais suscetíveis ao processo erosivo.

De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. No entanto não é o único. Vejamos: A água das chuvas que atua sobre solos e rochas é o mais ativo dos agentes erosivos.