Qual o significado da palavra hemodinamicamente?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

adjectivo. Relativo à hemodinâmica ou à circulação sanguínea (ex.: estabilidade hemodinâmica; estado hemodinâmico; suporte hemodinâmico). Origem etimológica:hemo- + dinâmico.

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

Os sinais de instabilidade hemodinâmica são extremidades frias, tempo de enchimento capilar prolongado, pulsos finos e rápidos, hipotensão arterial sistêmica. A utilização da ecocardiografia funcional permite definir se os sinais de instabilidade têm relação com hipocinesia do ventrículo direito e/ou esquerdo.

Os procedimentos de hemodinâmica realizados em regime ambulatorial compreendem os cateterismos de câmaras cardíacas, aortografias, cineangiografias, cineangiocoronariografias e estudos de metabolismo miocárdio.

Com a monitorização hemodinâmica básica, é possível obter facilmente à beira do leito e de forma contínua dados diretos e indiretos do status fisiológico / hemodinâmico. O paciente é monitorizado por meio de eletrodos e dispositivos específicos e os dados são transmitidos para um monitor.

Para realizá-lo são inseridos cateteres em vasos sanguíneos das pernas ou dos braços, a serem guiados até o coração com o auxílio de exames de imagens e, em seguida, são aplicadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que permite visualizar as artérias coronárias, as câmaras e válvulas cardíacas.

“O mais comum de acontecer é algum incômodo, hematoma ou pequeno sangramento no local da inserção do cateter. Outros menos comuns são reação alérgica ao contraste e alguma alteração renal com paciente que tenha algum fator predisponente. Tudo isso também depende muito da estrutura hospitalar.

A Hemodinâmica é usada na identificação de obstruções de artérias coronárias e problemas cardiovasculares congênitos ou adquiridos. O procedimento usa a mesma técnica do cateterismo e pode ter duração de 20 a 30 minutos.

A equipe atuante nas Unidades de hemodinâmica durante os procedimentos são compostas basicamente pelo médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico em radiologia, cada um com função primordial e específica para o sucesso dos mesmos.

Instabilidade hemodinâmica é um termo que se reporta comumente, na área médica, a uma pressão arterial persistentemente anormal ou instável, especialmente hipotensão.

O paciente necessita de atendimento imediato e possui risco de morte. Caso grave. O paciente precisa de atendimento o mais prontamente possível. Caso de gravidade moderada, não considerada como emergência, pois o paciente possui condições clínicas para aguardar.

Alterações hemodinâmicas importantes podem ocorrer durante a revascularização do miocárdio realizada sem o uso da circulação extracorpórea (CEC), período em que o coração deve manter sua função de bomba enquanto está sendo operado e manipulado.

A hemodinâmica é uma análise feita dos principais sinais vitais dos pacientes que se encontram em leitos de hospitais. Ela faz o monitoramento da frequência cardíaca, pressão arterial e eletrocardiograma. A partir dos dados obtidos com ela, é possível traçar um panorama da condição geral em que o paciente se encontra.

Hemodinâmica é um setor no Hospital que tem por objetivo a realização de procedimentos minimamente invasivos para obter diagnósticos rápidos e seguros para alterações que afetam a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo. Este método pode substituir cirurgias convencionais, mesmo as mais complexas.

A hemodinâmica é a área médica responsável por realizar procedimentos minimamente invasivos que buscam diagnosticar e tratar doenças de forma mais segura e rápida. Este método pode substituir cirurgias convencionais, mesmo as mais complexas.