Qual o significado da Parábola da Rede?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Parábola da Rede ensina que haverá uma seleção. Da mesma forma com que a rede é lançada e peixes variados são apanhados até que, num determinado momento, ocorre a seleção, também o Evangelho da Salvação é ofertado e está constantemente pescando os homens (Lucas 5:10).

Texto da parábola da rede: Mateus 13:47-51
“Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem.

9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.

1. Malha feita de fios entrelaçados com espaços regulares. 2. Utensílio de malha larga para apanhar peixes ou outros animais.

Jesus disse Pedro eu vou te transformar em um pescador de homens. agora dentro desse texto Dentro dessa realidade eu me apaixonei quando eu vi isso eu eu quase não sou chorão e quando eu eu vi essa canção eu disse o mal que que é que foi que mandou vocês vão sarem a rede fora ou largar a rede.

Quando Ele observou os pescadores ele enxergou o problema, mas também a solução. Assim é conosco, Jesus nos observa a cada dia e conhece cada passo nosso, conhece o nosso falar, e o nosso agir, o nosso levantar e o nosso deitar. Glórias a Deus, ele conhece o problema, mas também tem a solução pra nos dar.

Em Lucas 22:1–30 aprendemos que perto do fim do Seu ministério mortal o Salvador reuniu-Se com os apóstolos para celebrar a páscoa. Naquela ocasião, Ele anunciou que um deles O trairia, instituiu o sacramento e ordenou que isso fosse feito em lembrança Dele e os ensinou que aqueles que servem são os maiores.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a rede de pesca é aquele acessório flexível produzido em malhas e fibras, e utilizado para a captura de uma quantidade maior de peixes.

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida.

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

1 metáfora, símbolo, representação.

Na época de Jesus, no lago da Galileia era comum ver uma grande rede de pesca ser lançada às águas. Para seu manuseio eram necessários muitos braços. Era um trabalho em mutirão.

Uma tarrafa é uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha.

Tipos de rede de pesca
Para pesca mais passiva, existem as redes de emalhar, de uso prosaico em lagos e açudes. Para auxiliar na captura de peixes, as redes de cerco possuem a estratégia de serem fechadas antes de serem retiradas, formando uma bolsa e evitando que o peixe escape. A menor rede de pesca é a tarrafa.