Qual significado da Parábola dos Talentos?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Tradicionalmente, a Parábola dos Talentos tem sido vista como uma exortação aos discípulos de Jesus a usar seus dons dados por Deus a serviço de Deus e a assumir riscos pela causa do Reino de Deus. Estes dons incluem habilidades pessoais ("talentos" no sentido usual), bem como a riqueza pessoal.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Do ponto de vista prático, a construção dos talentos tem se mostrado extremamente importante, pois: Para as pessoas, passou a ser um indicador de qual talento tem mais a ver com ela e com isso, orienta quanto à construção da sua carreira e à busca da capacitação adequada.

Mas sua procedência remete à moeda romana, em ouro ou prata, que era a unidade maior no sistema monetário daquele império. Um único talento de ouro, em valores atuais, dá algo próximo a 60 mil reais! Assim, um talento, para os romanos ou para sua empresa, é algo de imenso valor.

“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

A maior unidade monetária do Novo Testamento é o talento. Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas. Era uma quantidade extraordinariamente alta de dinheiro.

Quais as principais dicas para identificar e desenvolver os talentos na empresa?

  1. Integre as suas equipes. ...
  2. Concentre-se na gestão de pessoas. ...
  3. Incentive a inovação na empresa. ...
  4. Ofereça reconhecimento aos talentos. ...
  5. Saiba aproveitar o potencial. ...
  6. Tenha uma cultura de feedbacks. ...
  7. Crie iniciativas específicas para desenvolver talentos.

Devemos Usar e Melhorar Nossos Talentos
Outras vezes, não usamos nossos talentos porque temos medo de falhar ou de ser criticados pelos outros. Não devemos esconder nossos talentos, mas, sim, usá-los. Assim, as pessoas poderão ver nossas boas obras e glorificar o Pai Celestial (ver Mateus 5:16).

Uma das melhores formas de atrair e reter talentos é investir na marca empregadora da sua empresa. Isso significa que você pode criar estratégias e planos de ação para fortalecer a cultura e valores da companhia diante dos colaboradores — o que é chamado de endomarketing.

7 dicas para descobrir seus talentos

  • Descubra seus pontos fortes e fracos.
  • Lembre-se dos tempos de escola.
  • Saiba o que você gosta na sua carreira.
  • Conheça seus hobbies.
  • Experimente testar novas ideias.
  • Pergunte para as pessoas próximas.
  • Faça testes vocacionais.

Você só pode encontrar suas habilidades e talentos naturais quando testar seus conhecimentos e procurar novas experiências ativamente. Encare obstáculos e procure desafios para ver quais habilidades inatas e técnicas estão escondidas em seu ser. Estabeleça o objetivo de experimentar uma coisa nova todas as semanas.

Para conseguir identificar quais são seus talentos, é necessário, em primeiro lugar, saber o que é isso. Bom, talento é a soma de suas habilidades. São características inatas, conhecimentos, experiências, inteligência, julgamento, atitude e personalidade.