Qual o significado de Asa Branca na música?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Na canção que leva o nome da ave, há um relato sobre o período de seca do nordeste, que todos os anos castiga os homens, a vegetação e os animais. Na letra, a asa-branca “bateu asas do sertão”, o que indica o quão severa estava a temporada de seca na região.

Resumo. A música passa a pureza e o sentimento do cantor para o ouvinte, um amor a seu lugar ou por alguém. Em Asa Branca, Luiz Gonzaga expõe as condições físicas e climáticas que assolam negativamente o sertão nordestino e faz com que eles se desloquem para outros espaços sem valor.

Porém, quase como um novo Antônio Conselheiro, o Rei do Baião também profetizou a “A Volta da Asa Branca”. A chegada e a partida da ave significam o início e o fim do período chuvoso, assim como a ida e o retorno dos retirantes a um novo nordeste.

Essa famosa canção interpretada pelo “rei do baião”, Luiz Gonzaga, retrata a realidade do povo nordestino que precisa migrar durante a seca e coloca em destaque a asa-branca que virou símbolo de esperança para o povo nordestino.

Dessa forma, observou-se a ocorrência da variação diatópica na música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, abordando os preconceitos existentes quanto à diversidade de falares.

6) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA? R.: Tristeza e esperança. 7) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE.

Migratória, a presença dessa ave indica chuva, daí ter se tornado um símbolo de esperança para o povo do Nordeste. Seu nome popular é asa-branca, como é mais conhecida no Nordeste, devido a uma faixa branca, na parte superior das asas, que a espécie exibe quando em voo.

Hábitos: Espécie diurna, associa-se em bandos após o período reprodutivo, executando migrações. Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Na música Asa Branca, o cenário descrito é o do Sertão, assim, Luiz Gonzaga fala que a terra é como braseiro, uma fornalha, não havendo nenhum pé de plantação. O eu-lírico perdeu o gato por falta de água e o alazão morreu de sede.

Conheça a história da música "Asa Branca"
Os versos de "Asa Branca" são inspirados nos hábitos da pomba-pedrês, típica do nordeste. Também chamada de pomba-trocaz, a ave é migratória por natureza e pode voar por longas distâncias em busca de sobrevivência ao primeiro sinal de que um período de seca se aproxima.

É praticamente impossível ser brasileiro e não conhecer Luiz Gonzaga. O sanfoneiro, cantor e compositor começou tocando nos bares do Rio de Janeiro em busca de trocados e acabou escrevendo uma das músicas brasileiras de maior sucesso “Asa Branca”.

A música retrata a seca extrema do semiárido brasileiro que faz até mesmo a asa branca migrar da região. O Nordeste brasileiro tem como paisagem predominante o sertão e a Caatinga, a região semiárida mais rica em biodiversidade do mundo, uma das mais populosas, mas também o bioma brasileiro mais ameaçado.

Já a fala trata-se de produção textual- discursiva oral, ou seja, a oralidade representa a fala em um determinado gênero textual. Com isso é possível dizer, por exemplo, que um poema contém características da oralidade ou que a letra de uma música apresenta traços de oralidade.

3. b) Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música? É a forma/maneira esperta como a sujeita agiu.