Que significa asa branca voltou?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

“A Volta da Asa Branca” conta a história do retorno do retirante e da sua nova vida no Nordeste: “A seca fez eu desertar da minha terra, mas felizmente Deus agora se alembrou de mandar chuva pr'esse sertão sofredor, sertão das mulher séria e dos homens trabalhador”.

Temática. O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca — Patagioenas picazuro, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. A seca obriga, também,o rapaz a mudar da região.

Resumo. A música passa a pureza e o sentimento do cantor para o ouvinte, um amor a seu lugar ou por alguém. Em Asa Branca, Luiz Gonzaga expõe as condições físicas e climáticas que assolam negativamente o sertão nordestino e faz com que eles se desloquem para outros espaços sem valor.

A música fala da Seca no Nordeste, que de tão intensa obrigava seu povo a migrar, assim como as aves, entre elas a asa branca, que é um tipo um pombo de canto profundo e rouco que representa o lamento do povo, que tanto sofre, ao criador.

Hábitos: Espécie diurna, associa-se em bandos após o período reprodutivo, executando migrações. Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais.

“Quando olhei a terra ardendo, quão fogueira de São João. Eu perguntei a Deus do céu, uai! Por que tamanha judiação?”. Esses famosos versos da composição de Humberto Teixeira são trilha sonora tradicional dos festejos pernambucanos.

Asa Branca foi composta há mais de 70 anos e até hoje segue sendo um dos maiores clássicos da música brasileira. Ela é uma canção de choro, gênero que leva alguns instrumentos bastante típicos como o violão de sete cordas, cavaquinho, flauta, bandolim e pandeiro.

O pássaro ficou cego a partir de uma circunstância externa: “furaro os óio do assum preto”. O “eu lírico” busca uma explicação para a cegueira do pássaro. Não sabe se foi por ignorância ou maldade, mas sabe que furaram os olhos do pássaro e quem fez isso tinha a crença de que o canto de assum preto seria aperfeiçoado.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Resposta. a musica fala sobre a seca do nordeste deixando o povo optar pela imigração, e não só povo como também as aves, assim como a asa branca quando bate suas asas ela anuncia a seca do sertão.

“Quando o verde dos teus olhos / Se espalhar na plantação” – Pleonasmo.

Para que as promessas de Deus se concretizam na vida do casal, ambos devem fazer sua parte, trabalhar, manter-se em uma igreja, manter a comunhão com os irmãos. Não podemos perder o foco. No versículo seis, podemos ler sobre a alegria do casal em receber o novo filho.

  • Luiz Gonzaga
  • Humberto Teixeira

Migratória, a presença dessa ave indica chuva, daí ter se tornado um símbolo de esperança para o povo do Nordeste. Seu nome popular é asa-branca, como é mais conhecida no Nordeste, devido a uma faixa branca, na parte superior das asas, que a espécie exibe quando em voo.

Que braseiro, que fornaia Nem um pé de prantação Por farta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão Inté mesmo a asa-branca Bateu asas do sertão Intonce eu disse, adeus Rosinha Guarda contigo meu coração a) Copie desse trecho as palavras que rimam.

Resposta: Que a seca está tomando conta do sertão.

Qual o significado da pomba branca? A pomba branca é um símbolo mundial da paz e em celebrações mundo afora relacionadas à paz é muito comum a presença dessa ave. No entanto, o significado da pomba branca vai muito além. Além de simbolizar paz, ela representa pureza, inocência, amor e esperança.

É a maior pomba nativa do brasil. Ao voar, nota-se uma faixa branca na parte dorsal das asas.