Qual o significado de oikos Cidade-estado?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).

Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.

O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.

A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis. As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia.

Cidade-Estado se refere a um país geralmente pequeno e independente. Ele consiste em uma única cidade em que o governo exerce total controle ou soberania sobre si e os demais territórios dentro de suas fronteiras.

O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).

Tal fenômeno, portanto, não se apresentava como ameaçador do ponto de vista do campo referente ao estudo das interações com o ambiente (oikologia: oikos, “casa” + logia, “es- tudo”, logos, “razão”).

A OIKOS é estruturada através de um Conselho de Administração, uma Diretoria Geral e de Negócios, uma Diretoria de Operações e Tecnologia, uma Gerência Administrativa e Financeira, uma Gerência de Negócios, duas Gerências de Gestão, por Coordenação de Projetos, por Técnicos Especialistas e pelo Pessoal Administrativo, ...

O escravo se distinguia por ser um membro da parte central do oikos ("unidade familiar", "domicílio"): Laerte come e bebe com seus servos; no inverno ele dorme em sua companhia. O termo dmôs não é considerado pejorativo, e Eumeu, o porqueiro "divino", se beneficia do mesmo epíteto homérico que os heróis gregos.

Fundada em 2003, a Oikos Travel surgiu do desejo de seus integrantes em trabalhar viagens especializadas em ecoturismo e aventura.

Enquanto a polis é o âmbito do político e do público, oikos é o âmbito do privado, o espaço em que o indivíduo age como membro de uma família e, como tal, defende seus interesses particulares, tendo deveres a cumprir em relação aos membros de sua família, às suas tradições e também em relação aos seus bens.

A expansão demográfica e do comércio foram as principais causas para o surgimento da Polis, que incluía o campo e a cidade (centro). Foram, portanto, essenciais para fortalecer a organização dos membros da sociedade grega.

Um oikos era a unidade básica da sociedade, na maioria cidades-estados gregas, e contou com a cabeça dos oikos (geralmente o homem mais velho), sua família (esposa e filhos), e os escravos que vivem juntos em um ambiente doméstico.

Propriedades: as posses do oikos (seu território e animais) eram administradas principalmente pelo pai da família, que detinha o poder supremo na hierarquia do oikos e detinha poder para representar os interesses de seu oikos frente a pólis.

Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

Possuía autonomia e detinha o poder; • Eram autossuficiente (política, social e economicamente); • Tinham leis e organização sociais próprias; • Propulsionou o surgimento da propriedade privada; • Possuía Complexidade social.

cidade-estado - nome feminino

singularcidade-estado
pluralcidades-estado / cidades-estados

É a divisão de um estado em várias partes, ou seja, em vários municípios. Eles possuem a sua divisa legalmente delimitada, contando, inclusive, com várias cidades em seu território. Já a cidade nada mais é do que a parte mais urbanizada do município.

A organização política era de cidades-estado, no qual eram administradas por sacerdotes e um chefe militar.