Qual o significado de tirar as cinzas do altar?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As cinzas representam o pecado que nos suja com o mal, com lembranças e hábitos que devem ser corrigidos. Mas Deus não se manifesta em altar sujo. Por isso devemos confessar e limpar nossas vidas continuamente, através do perdão que o Senhor nos oferece.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

“Portanto, quando o sacerdote ou ministro impõem a cinza na testa ou na cabeça, o fiel deve retirar-se em silêncio, meditando a frase/convite que lhe foi feita”, concluiu. Normalmente, as Missas de Cinzas com a abertura da Campanha da Fraternidade serão celebradas às 19h30 nas igrejas matrizes e comunidades.

A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.

A imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado a imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida terrena”.

O significado da cor cinza é neutralidade. É uma cor imparcial e sem emoção, que precisa ser combinada com outras cores para dar vida às composições. Muitos chegam à relacionar o significado da cor cinza com o tédio, depressão, e monotonia.

CINZAS, SÍMBOLO DE CONCRETA CONVERSÃO. O gesto de queimar matéria orgânica ou corpos, para retirar as Cinzas dos mesmos, é encontrado em muitas culturas e tradições religiosas. Basta voltarmos às tradições gregas ou egípcias onde encontramos o mito da famosa “Ave Fênix”.

O que o cor cinza significa em termos espirituais? Resposta: O cor cinza é um símbolo de equilíbrio, pois está no meio entre o preto e branco. É associado ao equilíbrio dos opostos, como luz e escuridão, masculino e feminino.

Na Lei do Holocausto dada por Deus aos sacerdotes levíticos, o fogo do altar arderia ininterruptamente: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Tal ação servia como um lembrete da presença contínua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação continua.

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

O fogo, alimentado pela lenha, é considerado um elemento purificador em muitas culturas. A lenha no altar simboliza, portanto, o processo de purificação dos fiéis, a eliminação de energias negativas e a busca pela renovação espiritual.

Ideias para eternizar as cinzas de cremação

  1. 1- Transforme as cinzas em uma árvore. ...
  2. 2- Espalhe as cinzas no mar. ...
  3. 3- Transforme-a em lembranças. ...
  4. 4- Espalhe-a em locais importantes. ...
  5. 5- Envie as cinzas ao espaço. ...
  6. 6- Mantenha as cinzas em casa ou no cemitério.

Depois de depositadas as cinzas, a urna costuma ser colocada em um local sagrado, que pode ser dentro da casa dos familiares ou em uma instituição religiosa. Em todo caso, é uma forma de manter a pessoa querida que faleceu o mais perto possível dos familiares.

Aliás, ao recebermos as cinzas, a frase alternativa do ministro é: “lembra-te de que és pó, e ao pó voltarás”. É uma mensagem triste e dolorosa, como se não tivéssemos direito a mais nada, a não ser ao castigo, à dor, ao sofrimento e à morte!

6. - Como se impõe as cinzas? Este ato acontece durante a Missa, depois da homilia e está permitido que os leigos ajudem o sacerdote. As cinzas são impostas na fronte, em forma de cruz, enquanto o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: “és pó e em pó te tornarás” ou “convertam-se e cream no Evangelho”.

A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará".