Qual o significado do nome valsa?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”.

Ela era dançada na música folclórica denominada “Volte”, mas curiosamente, naquela mesma época e com o mesmo nome de “La Volta”, existia uma dança folclórica italiana, cuja contagem musical era 3/2, também um tipo de compasso ternário.

A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha). Importante pontuar que a valsa surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições das valsas como música.

Resposta. Quando surgiu o objetivo era restabelecer laços entre os países europeus.

Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.

No Brasil, a valsa chegou com a família real em 1816, que trouxe em sua bagagem duas formas, a vienense, em andamento rápido, e a francesa, em andamento moderado.

A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

A valsa tornou-se tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente. Originalmente, a obra carrega o nome An der schönen blauen Donau (No belo Danúbio azul), mas, em alemão, ela é habitualmente chamada Donauwalzer e, em português, Danúbio azul.

No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa. Ao chegar ao país, a valsa logo se popularizou ao ser apresentada em grandes salões frequentados pela elite da época.

A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

É composto de três passos regulares alternando os pés, semelhante ao passo ternário. Para que se possa dançar a valsa rodada é preciso que o passo de valsa seja executado com movimentos para frente e para trás. No par, o rapaz inicia com o pé direito e a moça com o pé esquerdo, ou vice-versa.

A valsa é uma dança de salão simples e elegante, comumente dançada em dois. Com um ritmo mais lento, os movimentos dela formam o contorno de um quadrado. Para dançar, aprenda os movimentos de condução ou de resposta sozinho e depois tentar aplicá-los com um parceiro.

Resposta verificada por especialistas. Dentre as vestimentas masculinas e femininas usadas na valsa, pode-se citar: Vestimentas masculinas: smoking, terno, calça social, sapato social. Vestimentas femininas: Vestido fino e liso.

É o caso de Tchaikovsky, Chopin, Ravel, entre outros. Mas o compositor mais expoente no estilo das valsas é, sem dúvida, Johann Strauss Filho. A produção do compositor vienense, que viveu no século XIX, foi tão intensa que inclui cerca de 500 obras.

A valsa possui três marcações bem definidas, sendo a primeira mais forte e as duas seguintes mais leves e rápidas. Essa característica abrange tanto a valsa como dança, em que essas marcações podem ser referenciadas pelos passos, quanto na música, nesta as marcações serão referenciadas como compasso ternário.

A valsa é considerada a primeira dança de salão oficial e foi apresentada ao mundo em Viena, na Áustria. Por mais que atualmente seja considerada uma das danças mais elegantes do mundo, teve sua origem nas danças tradicionais dos camponeses austríacos.

Para a revista WHO, o melhor e mais famoso dançarino da história é o rei do Pop, Michael Jackson.

Muito presente em bailes de debutantes e casamentos, a valsa é um estilo de música e dança caracterizado pelo compasso ternário, e foi considerado o tipo de dança mais popular do século 19.

12 tipos de dança para se inspirar!

  • Balé clássico. Dança tradicional e que as pessoas começam desde cedo, o balé clássico é uma opção que exige precisão de movimentos e bastante técnica! ...
  • Breakdance. ...
  • Dança contemporânea. ...
  • Dança do ventre. ...
  • FitDance. ...
  • Pole Dance. ...
  • Salsa. ...
  • Zumba.

Valsa (do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso binário composto (6/8) (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.