Qual o significado do pássaro corruíra?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

substantivo feminino [Ornitologia] Nome comum dado a várias espécies de pássaros da família dos Trogloditídeos, sendo a mais comum no Brasil central a Troglodytes musculus, também chamada carriça, cambaxirra e curupuruí.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

As curruíras (Troglodytes musculus) fazem seu ninho em todo tipo de cavidade. Esse hábito curioso também está presente no nome científico, que significa morador de cavernas. A capacidade de se adaptar a locais mais improváveis faz da ave uma das maiores habitantes dos ninhos artificiais disponibilizados pelos humanos.

De modo geral os ninhos eram constituídos principalmente por gravetos entrelaçados com no máximo 18,00 cm e mínimo 1,7 cm. Apresentavam folhas, raízes, sementes e diversos materiais industrializados como pregos, metais, papel, plástico e tecido.

Um filhote não deve ficar fora do ninho. É importante colocá-lo de volta para que ele tenha calor e segurança. Olhe ao redor da área onde encontrou o pássaro antes de segurá-lo. Procure pelos pais ou por outros filhotes para ter uma ideia de onde o ninho pode estar.

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

A fêmea é conhecida como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho” em certas regiões. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. O joão-de-barro é tido como passarinho trabalhador e inteligente.

joão-de-barro

O joão-de-barro é conhecido como pássaro construtor. Apesar de pequeno, ele constroi ninhos de barro de até quatro quilos. O casal divide tarefas e se reveza na construção, que pode levar de 18 dias a um mês, dependendo da abundância de barro.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação. De uma forma ou de outra, um passarinho cantando realmente quer ser o centro das atenções!

“Trata-se de um mocho-pequeno Otus scops espécie que não sendo das mais comuns no nosso país, pode ainda assim ser ouvida na região de Leiria”, esclarece Hugo Sampaio, ornitólogo e técnico da SPEA. O assobio monossilábico do mocho-pequeno-d'orelhas é ouvido numa cadência que o repete a cada três segundos, horas a fio.

Ninhos podem ser abandonados por pombas devido à diferentes motivos, principalmente se forem mexidos. Como algumas fêmeas botam os ovos mesmo não havendo palha no local, se por acaso for adicionado algum material, as aves deixam o ninho sem retornar.

Como distinguir um ninho abandonado
Raramente haverá ovos ou filhotes em um ninho abandonado, a menos que a mãe tenha sido atacada por um predador. Aves fêmeas não saem do ninho; elas provavelmente estão apenas procurando por comida para elas ou para seus filhotes.

Um ninho do pássaro é um lugar onde um pássaro põe seus ovos. Os pássaros usam ninhos para proteger os ovos e filhotes dos predadores e intempéries. Para minimizar a predação, as aves podem usar ou construir ninhos que são inacessíveis, escondidos ou camuflados.

No Brasil, os pequenos e indefesos filhotes das aves denominadas canoras – aquelas que utilizam o canto para se comunicar, reproduzir e defender seu território -, como os Sabiás, os Sanhaços e os Bem-te-vis, levam, em média, duas semanas para eclodirem dos ovos e outras duas semanas para deixarem seus ninhos.