Qual o significado do sangue na porta?

Perguntado por: oramos5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

O corpo e o sangue de Jesus são a certeza de que a eternidade começa aqui na terra, mas o seu prolongamento é na presença do Pai. Ao nos alimentarmos da vida de Jesus já nos colocamos diante d'Ele como filhos que vivem a verdadeira vida naquele que tudo pode e que tudo santifica.

Êxodo 12. O ato de passar o sangue do cordeiro nas portas identificava claramente quem adorava a Jeová. Imaginem a coragem que os antigos israelitas tiveram quando obedeceram ao mandamento de passar sangue em cada porta.

Por que sangue? Bem, o sangue é um ingrediente chave para trazer a expiação no sistema bíblico 3. “De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão” (Hebreus 9:22, NVI).

O Pão e o Vinho - simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecidos aos seus discípulos na última ceia, para celebrar a vida eterna.

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

Umbral ou ombreira é a denominação dada à laje de pedra ou peça de madeira colocada na parte inferior de uma porta sobre o piso ao nível do chão ou ligeiramente acima deste (soleira).

Significa abandonar a mesmice, renovar o pensamento, dar significado à vida e responder positivamente ao chamado de Deus. Descubra e surpreenda-se com os cuidados de Deus com você. Aproveite as oportunidades que ele lhe concede de fazer a vida valer a pena.

O apóstolo João diz: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos limpa de todo pecado” (1Jo 1.7).

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. São Tomaz nos explica a diferença. Inspirado em Aristóteles ele explica que a realidade é composta por duas coisas: Substância e acidente. A substância é aquilo que é uma coisa na sua realidade mais profunda.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

O êxodo rural é um processo marcado pela saída da população do campo para a cidade. A busca por melhores condições de vida é uma das causas dessa movimentação populacional. As dificuldades da vida no campo são impulsionadoras do êxodo rural. O êxodo rural é o processo de saída da população do campo para a cidade.

Início da comemoração da Páscoa pelos judeus
Na primeira Páscoa, na noite anterior à saída do Egito, os hebreus escolheram um cordeiro, representando o cordeiro pascal, que foi assado e servido como alimento para família, juntamente com pão ázimo (sem fermento) e ervas amargas.

Das literaturas que fazem referência ao sangue como vida espiritual ou com conotação religiosa, destaco a seguinte: "o sangue não é somente o agente da vida, é também o da salvação: o sangue do redentor, do mártir, do herói; hoje, sangue desconhecido que leva a vida para situações críticas onde o indivíduo está em ...