Qual o significado dos termos proximal e distal?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).

Os ossos metacarpais são formados por base (mais proximal, que se articula com os ossos carpais), corpo e cabeça (mais distal, que se articula com as falanges).

Nas descrições anatómicas, distal é a parte mais afastada do tronco ou do ponto de origem. A mão é a extremidade distal do membro superior, o braço. Contrário de proximal.

remoto; periférico, distanciado do centro ou origem.

A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal. Fraturas do rádio distal ocorrem quando a área do rádio próxima ao punho se quebra. As fraturas distais do rádio são muito comuns. Na verdade, o rádio é o osso do membro superior fraturado com mais frequência.

O que é Distal:
Voltado para o extremo dos membros.

Falange proximal, articulam com os metacarpais ou metatarsais; Falange média (ou "falanginha") e; Falange distal (ou "falangeta"), nas extremidades dos dedos; A principal função das falanges é da mobilidade as dedos.

Plano transversal:
Quando falamos em membros, poderemos utilizar o distal para proximal. Estes são os únicos planos horizontais, dividem o corpo em parte superior e parte inferior.

osso do carpo

Cada osso do carpo possui um nome, que da direita para a esquerda são: trapézio, trapezóide, captato, hamato, escafóide, semilunar, piramidal e psiforme.

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Superior / Cranial: na direção da parte superior do corpo.

Medial é usado para indicar que uma estrutura está mais perto do plano mediano do corpo, sendo que, este plano passa no centro de todo o corpo. Lateral indica que uma estrutura está mais longe do plano mediano. Veja o exemplo: O polegar (10 dedo da mão) é mais lateral em relação aos outros dedos.

TERMOS DE RELAÇÃO E COMPARAÇÃO
São usados para descreverem a relação de parte do corpo na posição anatômica. Superior - refere-se a uma estrutura que está mais próxima do ponto mais alto do crânio. Ex: o coração é superior ao fígado. Inferior – refere-se a uma estrutura que está mais próxima das solas dos pés.

É denominada proximal toda estrutura que está próxima à raiz do membro (onde ele está implantado ao resto do corpo) e distal toda estrutura que está afastada da raiz do membro, como as mãos e os pés (p. ex., o cotovelo é proximal ao punho e distal ao ombro).

Que está mais próximo do centro do corpo, de um órgão ou de uma estrutura anatómica (falange proximal, por exemplo). ...na porção proximal de um membro.

Medial – na direção do plano mediano. Lateral – afastado do plano mediano. Proximal – próximo a um sítio de referência. Distal – longe a um sítio de referência.

A extremidade proximal do rádio é formada pela cabeça em forma de disco, o colo e a tuberosidade bicipital. A cabeça e parte do colo são estruturas intra-articulares(2).

A extremidade proximal do fêmur inclui: Cabeça femoral.

A porção do fêmur que se articula com o quadril é a porção proximal, enquanto a porção que se articula no joelho, é a porção distal.

Portanto, o Plano Sagital apresenta movimentos no eixo látero-lateral e perpendicular ao Plano Frontal; o Plano Frontal apresenta movimentos no eixo ântero-posteriore perpendicular ao Plano Transversal; e o Plano Transversal apresenta movimentos no eixo longitudinal e perpendicular ao Plano Sagital.

Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.

Continuar lendo O que é coxa proximal?