Qual o sistema de representação gráfica que o Brasil trabalha?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A execução de Desenhos Técnicos é inteiramente normalizada pela ABNT. Os procedimentos para execução de Desenhos Técnicos aparecem em normas gerais que abordam desde a denominação e classificação dos desenhos até as formas de representação gráfica.

Desenho Técnico O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas áreas técnicas.

Inúmeros métodos são usados para ilustrar objetos graficamente. Os mais comuns são desenhos, projeções ortográficas e diagramas. Um desenho pictorial (fig. 2-6), é similar a uma fotografia.

Existem escalas gráficas de plástico (escalímetro), que possuem em uma só peça, seis escalas diferentes graças a sua forma triangular. Exemplo: 1:20; 1:25; 1;50; 1;75; 1:100 e 1;125. Podemos descobrir a escala de um desenho, medindo uma distância gráfica e comparando com o valor escrito na cota.

Escala gráfica
De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio).

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.

  • Gráficos de coluna. Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. ...
  • Gráficos em barra. ...
  • Gráficos em pizza. ...
  • Gráficos em linhas. ...
  • Gráfico de áreas. ...
  • Gráfico em rede.

Principais tipos de gráficos para a educação básica

  • Gráficos de colunas. O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal (lembra do Plano Cartesiano? ...
  • Gráfico de barras. ...
  • Gráfico de setor (ou circulares) ...
  • Gráfico de linha.

As representações gráficas englobam especificamente os mapas, os gráficos e as redes (organogramas, dendrogramas, cronogramas e fluxogramas) que construídos como sistemas semiológicos monossêmi- cos têm significado único.

Podemos citar como exemplos: planta baixas, desenhos geométricos e esboços a mão livre, de memória ou observação. Desenho não projetivo: são representações gráficas esquemáticas, que não seguem as projeções cilíndricas ortogonais. Diagramas, gráficos, esquemas e fluxogramas são alguns exemplos.

A tolerância vem representada por H7; a letra maiúscula H representa tolerância de furo padrão; o número 7 indica a qualidade de trabalho, que no caso corresponde a uma mecânica de precisão.

4 tipos de perspectiva

  • Paralela;
  • Oblíqua;
  • Aérea;
  • Contra plano.

No mercado atual, a prática mais comum de representação da edificação em projeto ainda é via desenho bidimensional – 2D, prevalecendo a metodologia CAD.

Gráfico de coluna ou barra
Os gráficos de colunas e de barras são utilizados, principalmente, para comparar valores ou expor um desenvolvimento crescente ou decrescente. Eles apresentam colunas com tamanhos proporcionais aos valores que as representam.

escalímetro

O escalímetro é uma régua triangular de três faces e seis escalas diferentes utilizada para medir e fazer representações gráficas ampliadas ou reduzidas, mantendo a proporcionalidade.

Para os efeitos desta Norma aplicam-se as definições da NBR 10647. 4.1 A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA”, seguida da indicação da relação: a) ESCALA 1:1, para escala natural; b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1); c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1).

As espessuras das linhas devem ser escolhidas, conforme o tipo, dimensão e escala do desenho, de acordo com o seguinte escalonamento: 0,13 - 0,18 - 0,25 - 0,35 - 0,50 - 0,70 - 1,00 - 1,40 e 2,00 mm. As espessuras devem ser mantidas para todos os desenhos na mesma escala.

A escala deve ser indicada na legenda da folha de desenho. Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho, além da escala geral, estas devem estar indicadas junto à identificação do detalhe ou vista a que se referem; na legenda, deve constar a escala geral.

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território.

Um mapa digital é uma representação de pontos geográficos e regiões no espaço que oferece a capacidade digital de manipulação. Ou seja, é um tipo de mapa interativo, que gera e recebe informações do usuário.

Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica.