Que regra justifica a acentuação gráfica da palavra ruído?

Perguntado por: uflores9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Resposta: Ruído é acentuado pela regra do hiato. Hiato é quando uma vogal e uma semi-vogal se separam em silabas diferentes em uma palavra. E a regra do hiato diz que: acentua-se "i" e "u" quando forem tônicos e formarem uma sílaba sozinhos ou seguido de "s", sem "nh" posteriormente.

Regras de acentuação gráfica

  1. Sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o. Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. ...
  2. Ditongo nasal -em ou -ens. ...
  3. Ditongo aberto -éu, -éi ou -ói, seguido ou não de -s.

Letra “C” - Ruído, baú, saí, saída — todos seguem a regra do “i” e “u” tônicos, formadores de hiato.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Esse vocábulo é acentuado em razão de ser uma oxítona (última sílaba tônica) terminada com E (a regra, a propósito, diz que se acentuam as oxítonas terminadas em A, E, O e EM – seguidas ou não de S).

as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída.

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Regra: paroxítona terminada em ditongo oral. Explicação: A palavra incomunicáveis é paraxítona terminada em ditongo oral, portanto deve ser acentuada.

A classificação de redução de ruído é uma unidade de medição que determina a eficiência dos dispositivos de proteção auditiva que reduzem a exposição sonora. O som é medido em decibéis (dB). Quanto maior o nível de decibel, o mais alto é o ruído. Quanto menor sua exposição decibel de som, melhor.

Quais os tipos de ruídos sonoros?

  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

- Ruído- Ru-í-do; - Seriado – Se-ri-ado. Os tritongos são palavras compostas por semivogal+vogal+semivogal na mesma sílaba.

Ruído é Uma Palavra Com 3 Sílabas e 5 Letras.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

A separação de sílabas é feita principalmente por soletração, mas existem diversas regras para divisão correta das sílabas das palavras. É preciso conhecê-las e compreender quando alguns grupos consonantais e vocálicos se separam e quando ficam na mesma sílaba.

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...