Qual o TAF mais fácil?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

O TAF do concurso de 2021 da Polícia Federal (PF) ficou mais fácil! Os índices de desempenho e a pontuação mínima para a aprovação no TAF do concurso de 2021 da PF estão mais leves que do último de 2018.

Segundo dados estatísticos, em média, 40% dos candidatos são eliminados por edital. Dando ao TAF, o título de exame que mais reprova, seguido do Exame Psicológico.

Dentre os eliminados no TAF, temos dois grupos que se destacam:

  • aqueles que negligenciaram a preparação física e ficaram muito longe de conseguir os índices de aprovação;
  • aqueles que efetivamente se prepararam, mas por uma infelicidade no dia do TAF, por pouco, não conseguiram atingir os níveis exigido nas provas.

Veja agora 6 dicas essenciais para se preparar para o teste de aptidão física – TAF:

  1. 1 – Procure um médico especialista. ...
  2. 2 – Procure um profissional de educação física. ...
  3. 3 – Alongamento e aquecimento. ...
  4. 4 – Treine flexões na barra fixa. ...
  5. 5 – Realize simulações completas. ...
  6. 6 – Foque na semana do TAF.

Para evitar situações de benefícios pessoais, o exame TAF não poderia ser remarcado por nenhuma circunstância adversa, tendo sido assunto do STF em tema de repercussão geral (que se aplica a todos os concurseiros).

O candidato poderá caminhar e até parar para descanso durante a prova, desde que não saia da pista.

E atenção: o TAF não pode ser cobrado para cargos burocráticos, como é o caso dos certames para técnico administrativo, auxiliar de autópsia, papiloscopista, médico legista, perito criminal e escrivão de polícia.

Procure usar os equipamentos com precisão, pois cada segundo valeu ouro no caso de TAF com etapas eliminatórias e classificatórias. Em algumas provas você pode utilizar celular ou relógio para marcar o tempo. Então, seja esperto e utilize todos os recursos possíveis.

Estima-se que um tempo hábil para uma boa preparação física fique entre 6 a 3 meses. Com isso em mente, a hora de começar a se preparar para o TAF será sempre o mais rápido possível, de preferência até mesmo antes da publicação do edital.

Se o objetivo é emagrecimento, você pode tomar a creatina antes ou após o treino, como preferir.

Para melhorar o desempenho nesse teste, não basta sair correndo sem o controle de algumas variáveis do treinamento; não basta sair correndo, de qualquer jeito, em qualquer tempo, em qualquer velocidade. Antes de mais nada é necessário entender que o candidato precisará não somente do componente da via aeróbica.

O que comer antes do TAF
Os alimentos recomendados são: 20 minutos antes da prova: carboidratos de fácil digestão, como frutas e tapioca; Mais de 1 hora antes da prova: carboidratos de maior tempo de digestão, como pães integrais e leite com grãos; 2 a 3 horas antes da prova: refeições pesadas, como feijão.

A feijoada não está liberada no dia do TAF! Também é importante que o candidato esteja hidratado antes do treino, beba de 2 a 3 copos de água, e durante o exercício, beba um copo de água em intervalos de 10 a 15 minutos. Além disso é importante lembrar que o candidato faça suas refeições 2 horas antes do Teste.

No concurso para agente penitenciário, o TAF conta com três etapas: barra fixa, impulsão horizontal e corrida. Para candidatos do sexo masculino, as exigências são: barra fixa: no mínimo, 2 repetições e, no máximo, 5 repetições; impulsão horizontal: no mínimo, 1,70 metros e, no máximo, 2,01 metros; e.

Existem dois grupos de participantes que estão sujeitos à reprovação no TAF: Os aprovados na prova teórica que deixaram o treinamento físico para a última hora e, por isso, foram eliminados. E outros que se dedicaram durante meses para o teste, e, por alguma infelicidade, não conseguiram a aprovação.