É difícil passar no TAF?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Contudo, o Teste de Aptidão Física – TAF não é uma fase impossível. Basta se preparar e prestar atenção a todas as dicas possíveis. Além disso, ainda que se trate de uma fase eliminatória do concurso, há várias situações que devem ser observadas pelos candidatos.

Existem dois grupos de participantes que estão sujeitos à reprovação no TAF: Os aprovados na prova teórica que deixaram o treinamento físico para a última hora e, por isso, foram eliminados. E outros que se dedicaram durante meses para o teste, e, por alguma infelicidade, não conseguiram a aprovação.

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF. No exercício, deve-se flexionar os cotovelos elevando o corpo até que o queixo ultrapasse a barra. Após esse movimento, o candidato deve voltar a posição inicial.

É possível efetuar a remarcação do teste de esforço físico em concursos? Para evitar situações de benefícios pessoais, o exame TAF não poderia ser remarcado por nenhuma circunstância adversa, tendo sido assunto do STF em tema de repercussão geral (que se aplica a todos os concurseiros).

O candidato poderá caminhar e até parar para descanso durante a prova, desde que não saia da pista.

Dentre os eliminados no TAF, temos dois grupos que se destacam: aqueles que negligenciaram a preparação física e ficaram muito longe de conseguir os índices de aprovação; aqueles que efetivamente se prepararam, mas por uma infelicidade no dia do TAF, por pouco, não conseguiram atingir os níveis exigido nas provas.

Procure usar os equipamentos com precisão, pois cada segundo valeu ouro no caso de TAF com etapas eliminatórias e classificatórias. Em algumas provas você pode utilizar celular ou relógio para marcar o tempo. Então, seja esperto e utilize todos os recursos possíveis.

Nesses casos, os candidatos precisam recorrer de forma administrativa ou na justiça para contestar o resultado irregular. Nesse sentido, é importante reforçar que é direito seu ter o teste de aptidão física filmado. Logo, também é direito seu ter acesso à filmagem do TAF e, até mesmo, uma cópia do registro.

Os índices de desempenho e a pontuação mínima para a aprovação no TAF do concurso de 2021 da PF estão mais leves que do último de 2018. Fala pessoal! Quem aqui tem medo do Teste de Aptidão Física (TAF) da PF?

Como treinar para o TAF: comece o mais rápido possível
Estima-se que um tempo hábil para uma boa preparação física fique entre 6 a 3 meses. Com isso em mente, a hora de começar a se preparar para o TAF será sempre o mais rápido possível, de preferência até mesmo antes da publicação do edital.

A exigência é de que os homens realizem o mínimo de três barras. Já as mulheres necessitavam sustentar a posição da barra por 10 segundos.

O que comer antes do TAF
Os alimentos recomendados são: 20 minutos antes da prova: carboidratos de fácil digestão, como frutas e tapioca; Mais de 1 hora antes da prova: carboidratos de maior tempo de digestão, como pães integrais e leite com grãos; 2 a 3 horas antes da prova: refeições pesadas, como feijão.

É de suma importância o candidato criar a situação real do dia do TAF. Uma coisa é você correr três vezes por semana e alternar os outros dias com demais exercícios. Outra é você correr, nadar, fazer flexão de braço, abdominal, saltar etc. no mesmo dia.

No entanto, o período ideal para começar o treinamento físico é de 6 meses antes da avaliação, sendo o mínimo de 3 meses. Porém, tudo vai depender do candidato, sua disponibilidade e aptidão.

Para serem considerados aptos no TAF da PF 2021, eles devem ser submetidos a todos os testes e obterem o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada um e o somatório mínimo de 10,00 pontos no conjunto dos testes. Já os participantes considerados inaptos são eliminados do concurso.

Continuar lendo Qual o TAF mais fácil?