Qual o tema do mês da Bíblia 2022?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822).

Por que setembro é o Mês da Bíblia? A saber, a iniciativa do Mês da Bíblia existe no Brasil desde 1971. Setembro foi escolhido por consequência do Dia da Bíblia Católica (30/09), data eleita em homenagem a São Jerônimo.

Tem como fundamento anunciar o Evangelho e dar a própria vida. Tema: para que n´Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta aos Tessalonicenses. O tema do mês da Bíblia é “Ser Discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”, em sintonia com o Documento de Aparecida.

Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, período em que se busca, de maneira especial, um aprofundamento na intimidade com os livros da Sagrada Escritura, deixando-se iluminar pela Palavra de Deus.

A utopia é construir uma sociedade de pessoas livres e libertadas e a condição é cuidar bem dos pobres e defendê-los de toda e qualquer relação social que cause empobrecimento. Assim como Jesus não nasceu Cristo, mas tornou-se Cristo, o apóstolo Paulo não nasceu discípulo de Jesus Cristo e do seu Evangelho.

23 novembro, 2022
Durante todo o ano litúrgico é “distribuído todo o mistério de Cristo, da encarnação e Nascimento à Ascensão, ao Pentecostes, à expectativa da feliz esperança e da vinda do Senhor.

Estamos vivendo o ano litúrgico C, que compreende os anos de 2021-2022. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorados em todos os lugares.

2021-2022 é o ano litúrgico C. Os dias de festas de santos celebrados em um país não são, necessariamente, comemorado em todos os lugares. Por exemplo, uma diocese ou de um país pode comemorar o dia da festa de um santo de especial importância não (por exemplo, St.

Em 2022, o livro escolhido pela Comissão para Animação Bíblico-Catequética foi o de Josué. Além de seu livro, o lema de Josué, “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9) também será estudado.

O novo ano que começa é uma grande oportunidade dada por Deus, Todo Poderoso para que possamos fazer grandes coisas. A Palavra de Deus, a Bíblia, dia que Ele tem planos e grandes projetos para todos nós, por isso, nós temos a certeza que Deus tem grandes coisas para nossas vidas em 2022.

De acordo com o senador Carlos Viana (PSD-MG), autor do requerimento, a data celebrada no segundo domingo de dezembro é um dia de celebrações “para agradecer a Deus pelo acesso à sua Palavra”.

Esta data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo de dezembro, tornando-se o Dia da Bíblia.

O dia 30 de setembro é o ponto culminante das comemorações, data na qual celebramos o Dia da Bíblia. Este dia não foi escolhido por acaso, nele celebramos também o dia de São Jerônimo, grande estudioso da palavra que foi responsável por traduzir a bíblia do hebraico para o latim.

A palavra Bíblia vem do grego Biblos que significa livro. Considerava-se que esses escritos formavam por si mesmos um conjunto concreto e determinado, sendo superiores às demais obras literárias existentes. Assim, a Bíblia é conhecida como as Sagradas Escrituras,conteúdo que a eleva à categoria de livro por excelência.

O primeiro mês do calendário religioso e o sétimo do calendário civil era abib (ou Nissan). Este calendário antigo tinha os seguintes meses: nissan - começo em 26 de abril. iyar - começo em 26 de maio.

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

Na festa de Pentecostes, celebrada 50 dias após a Páscoa, era o momento de renovar a Aliança que Deus fizera com o seu povo no monte Sinai. Lucas coloca no dia dessa festa a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2, 1-41).

Gênesis 28:10–28—Jacó em Betel
De qualquer modo, a escada simboliza “subir” ao céu pelos meios proporcionados por Deus e ministrados por Seus servos (anjos). O Élder Marion G. Romney ensinou que os degraus da escada representam o convênio que fazemos com Deus que nos levam para mais perto Dele.