Qual o tempo de vida útil do catalisador?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
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cinco anos

Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.

- Barulhos no escapamento; - Colisão da peça contra o assoalho; - Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido.

Qual o preço do catalisador? O preço do catalisador automotivo pode variar bastante de acordo com o modelo. Em grandes e-commerces como o Magazine Luiza, o catalisador do Gol 1.0 G5 é encontrado por R$ 765,31, enquanto o do Fiat Ducato 2.3 chega a custar R$ 5.200,00.

Não é recomendado andar com o catalisador do veículo estragado ou danificado no Brasil. Isso ocorre porque a legislação brasileira exige que todos os veículos tenham um catalisador em funcionamento, e a retirada ou danificação dessa peça pode resultar em uma multa e até mesmo na apreensão do veículo.

“As principais causas de dano ao catalisador são falhas no sistema de ignição”, esclarece. O especialista explica que, como o componente trabalha em altíssimas temperaturas, o contato com combustível não-queimado pode ser fatal.

O reparo de um catalisador vazio ou quebrado pode ser feito por meio de dois métodos de reconstrução: montando um catalisador padrão que pode ser substituído ou limpando-o com jato de areia; solução que permite aproveitar o invólucro exterior e substituir os monólitos internos.

A melhor forma de conservar o catalisador é fazendo a sua parte mantendo a troca de óleo, filtros e manutenções do sistema de injeção sempre no prazo determinado pelo fabricante e assim você também estará contribuindo e muito contra o efeito estufa na camada de ozônio do nosso planeta, sem contar com a correta ...

Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.

A reposição deve ser imediata quando o catalisador está trincado ou solto devido a batidas. Mas fique atento: você deve colocar a peça que corresponda à motorização do seu veículo. Esse serviço custa, em média, R$ 300 e demora cerca de uma hora para ser feito.

Aumento de consumo e uma fumaça com uma cor acinzentada também podem indicar que o catalisador não está funcionando perfeitamente, segundo o especialista.

Isso é verdade? Apesar de muitas pessoas acreditarem na tática, trata-se de mais um mito sobre manutenção automotiva. Além de não ajudar a potência, sacar a peça é prejudicial à natureza, pode render uma multa ao motorista e ainda aumenta o consumo de combustível.

A Pesquisa “Marcas Preferidas”, realizada pela Cinau – Central de Inteligência Automotiva, em parceria com o Jornal Oficina Brasil, indicou a marca Tuper na liderança nacional de catalisadores. O levantamento analisou o mercado como um todo e contou com a participação de 1.286 profissionais de reparo automotivo.

Os catalisadores podem conter metais preciosos como paládio, platina e ródio. Surpreendentemente, alguns desses metais têm um valor mais alto do que o próprio ouro. Um exemplo disso é o ródio, um metal que muitas pessoas desconhecem, mas que já chegou a ter um preço 17 vezes maior do que o ouro.

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Remover o catalisador pode render multa e retenção do carro. Embora seja item obrigatório em todos os carros a combustão vendidos no Brasil há décadas, o catalisador ainda é um componente pouco conhecido e, por isso, é alvo de fake news constantemente.

Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.