Qual o tempo de vida útil de um SSD?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Os dois SSDs que se saíram melhores foram o Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 PB de dados gravados antes de falhar.

O preço, por exemplo, é uma das principais desvantagens de um SSD, assim como a sensibilidade quanto a temperatura, uma vez que reduz para metade a vida útil dos bits a cada 5ºC de aumento. Além disso, o SSD também possui um tempo de gravação mais lento que um HDD.

Isso vai depender do modelo do seu notebook. Alguns notebooks têm um slot para um disco rígido, enquanto outros têm dois slots. Se o seu notebook tem apenas um slot, você poderá instalar apenas um SSD nele. No entanto, se o seu notebook tem dois slots, você poderá instalar até dois SSDs nele.

A formatação (na verdade, reformatação) de uma unidade de estado sólido (SSD) é um processo simples e rápido de restaurar o disco para o estado de novo, sem uso. Se você quer vender ou doar seu disco antigo, o ideal é não só formatá-lo, mas sim apagar todos os dados com uma outra ação específica.

Você pode usar ferramentas profissionais de verificação da integridade do SSD, como o MiniTool Partition Wizard, Intel SSD Toolbox ou Samsung Magician para verificar e testar a velocidade do SSD. Após baixar o software do site oficial e instalá-lo em seu PC, você pode verificar o SSD de acordo com o guia fornecido.

Considerando a disponibilidade de um SSD, eles são menos abundantes no mercado. Ou seja, são mais difíceis de encontrar, embora haja um aumento gradual em sua fabricação. O valor atribuído ao SSD é geralmente mais caro, da mesma quantidade de espaço de um HD, por exemplo.

Os sintomas comuns de blocos defeituosos são:

  1. Seu PC / sistema de arquivos precisa ser reparado;
  2. Geralmente executando lento, especialmente ao acessar arquivos grandes;
  3. Aplicativos ativos geralmente congelam e travam;
  4. Um arquivo não pode ser lido ou gravado no disco rígido;
  5. Erros frequentes ao mover arquivos.

HD e SSD: quanto custa? Você pode encontrar opções de SSDs de diversas opções de hardware e preços variados. Um SSD SATA convencional de 1 TB, por exemplo, pode ser encontrado por a partir de R$ 754, enquanto uma interface um pouco mais avançada, com padrão NVMe, pode custar cerca de R$ 200.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes. A desvantagem do SSD ainda é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou desktop.

Ao usar o SSD e o HDD juntos, você pode simplesmente aproveitar a velocidade da luz de um SSD e, por outro lado, pode se beneficiar da grande capacidade de armazenamento de um HDD. Alguns dos principais benefícios de usar SSD e HDD juntos envolvem: Maior espaço de armazenamento.

Não é recomendado desconectar ou conectar itens de hardware com o computador ligado, nem com a utilização de softwares. Só recomendado em dispositivos USB, Estamos à disposição!

SSDs oferecem um nível maior de desempenho em todas as configurações, já que elimina o principal gargalo da máquina: o armazenamento. Mesmo SSDs mais básicos são capazes de oferecer até 10 vezes mais desempenho geral do que um disco rígido comum.

Não desfragmente se o SSD for novo
Os PCs novos são estáveis, têm bom desempenho e confiabilidade, mas se desgastam ao longo do tempo, devido a deterioração das células do SSD. Mas, isso não prejudica o uso rotineiro diário, já que o SSD deteriora somente após muito tempo.

No geral, o Factory Reset não causa problemas e também pode ter efeitos positivos em computadores que estejam armazenando um grande número de arquivos, ou que estejam operando há muito tempo sem uma limpeza aprofundada do armazenamento, sendo a necessidade de reinstalar programas e recuperar arquivos do backup a única ...

Clique no botão do Windows na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em computador, a partir do menu, clique em "Gerenciar". 4. Clique com o botão direito do mouse sobre o número do disco e selecione "Inicializar disco", em seguida, clique em "OK", o seu SSD irá mostrar como disco #Basic, Online.

É possível recuperar arquivos deletados de SSD? Sim, é possível recuperar arquivos deletados de SSD. Porém, esse é um procedimento mais complexo do que acontece com a recuperação de dados em HD.

Método 1. Execute CMD para corrigir e reparar SSD ou HDD corrompido

  1. Pressione Win + R para abrir o Menu Iniciar.
  2. Digite: cmd e pressione Enter para abrir o prompt de comando.
  3. Clique em Executar como administrador e inicie sessão como Administrador.
  4. Digite: chkdsk C: /f /r /x no prompt de comando e pressione Enter.

Já os SSDs da WD Green são voltados para “uso cotidiano”, estando disponíveis em versões de 120 GB e 240 GB. O principal destaque da linha é o baixo consumo energético, uma característica importante para quem procura economia. Sua vida útil estimada é de 80 TB e a taxa de gravação/leitura é de 540MB/s e 405MB/s.

Um SSD não possui partes móveis, portanto, não está sujeito às falhas que os discos rígidos demonstram, reduzindo custos de manutenção e aumentando sua vida útil. Além de tudo, não produz sons, não esquenta como um disco rígido e consome menos energia.

Muitos notebooks lançados nos últimos anos nem possuem espaço para HD. As fabricantes entendem que, mesmo que o espaço de armazenamento seja menor, é mais vantajoso ter um dispositivo mais rápido e compensar essa falta de espaço com armazenamento na nuvem, por exemplo.