Qual o tipo de açúcar que o diabético pode usar?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 8 votos

Sucralose

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos. Essa orientação vale não só para o demerara, mas para quaisquer tipo de açúcar que seja consumido.

estévia

O adoçante mais saudável é o estévia e o xilitol, pois são os mais naturais. Apesar de não existirem comprovação clara do uso de adoçantes artificiais e desenvolvimento de doenças, os adoçantes mais naturais apresentam menor relação com desenvolvimento de doenças.

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas. Mas a receita também pode acabar calórica, daí vale maneirar na fatia. Olho vivo no rótulo para garantir também que a maior parte da farinha usada seja mesmo integral.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Confira, então, alguns bons exemplos de farinhas para quem tem diabetes:

  • 1 – Farinha de amêndoas. Além de possuir um baixo índice glicêmico, ela é livre de glúten — o que é ótimo para os celíacos. ...
  • 2 – Farinha de coco. ...
  • 3 – De grão-de-bico. ...
  • 4 – Farinha de aveia. ...
  • 5 – Farinhas para quem tem diabetes: de espelta.

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

Opções de café da manhã para diabéticos

  • Opção 1: - 200 ml iogurte desnatado; - 1 porção de fruta (como, por exemplo, 1/2 mamão papaia ou 1 banana prata ou 8 morangos); ...
  • Opção 2: - café ou mate caseiro (com adoçante natural, se necessário); ...
  • Opção 3: - limonada caseira (com adoçante natural, se necessário);

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

O que é stevia? É um adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).

Ao contrário do que muitos falam, a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes. A verdade é que a pipoca é fonte de carboidrato, mas isso não deve te assustar, por ser rica em fibras alimentares, contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia, portanto é MITO!

Diabéticos podem consumir sucralose com moderação
Assim como a maioria dos adoçantes e alimentos, a sucralose pode ser consumida por diabéticos, desde que em quantidades adequadas e que não atrapalhem o controle da doença.

Como adoçar sem açúcar
Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Apesar das divergências encontradas sobre a segurança sanitária dos edulcorantes da "primeira geração" (sacarina, ciclamato e aspartame), a maioria dos estudos que investigou a segurança desses produtos para o consumo humano não encontrou evidência que sustente a hipótese de que apresentem risco à saúde.