Qual o tipo de erva é bom para o fígado?

Perguntado por: ssiqueira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Boldo

Suporta o funcionamento da vesícula e ajuda a proteger o fígado de várias toxinas e contra os efeitos negativos dos radicais livres.

Chá-verde. Essa é uma bebida igualmente rica em antioxidantes. Ela ajuda a acelerar as atividades do órgão em questão, aumentando a síntese das enzimas que ajudam na desintoxicação. Além disso, proporciona perda de peso, por acelerar o metabolismo.

cardo mariano (Silybum Marianum)

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Chá verde: O chá verde contém catequinas, que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, importantes para desintoxicar o fígado. Estudos têm mostrado que o chá verde ajuda a diminuir a gordura corporal e a gordura no fígado, comum na esteatose hepática.

maçãs

A maça e de grande ajuda para o fígado. As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e eliminar toxinas do organismo.

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.

“A dieta cetogênica e o jejum prolongado devem ser evitados em pacientes com esse problema devido a perda de massa muscular e risco de acidose”, diz a médica. Além disso, alimentos ricos em gordura e açúcar, cereais refinados, ultraprocessados e embutidos devem sair do cardápio de quem tem gordura no fígado.

O tratamento depende da gravidade da doença. Em casos simples, o sistema imunológico geralmente consegue combater os vírus sozinho em até 6 meses. Já para casos crônicos não há cura, mas realizar tratamento é essencial para controlar a inflamação e evitar o agravamento do cenário.

chá verde

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.

Os sintomas dos quadros graves incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite.

Espremer o limão na água e tomar a seguir, ainda em jejum, sem adoçar. Tomar esse suco diariamente, durante 10 dias e não comer alimentos industrializados e carnes durante esse período. Dessa forma é possível purificar o fígado, limpando-o de toxinas.

São contraindicados para pacientes com gordura no fígado. Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante. Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa.

Cientistas do Reino Unido (Universidade de Southampton) comprovam os benefícios do café para o fígado. Ele atua como um agente antifibrosante diminuindo a progressão de doenças hepática como a cirrose.

Qual o melhor café da manhã para quem tem gordura no fígado?

  • Pão de fermentação natural e integral + ricota temperada + ovos mexidos + mamão papaia com aveia;
  • Bolo integral de banana + iogurte desnatado com sementes de linhaça e morangos picados.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Pode sim ovos, tenha cuidados com alimentos com carboidratos simples, frutas com muita frutose, pois esses alimentos podem se transformar rapidamente em gordura!

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Modo de preparo:

  1. Faça uma mistura com a raiz de cúrcuma, o chá verde e a pimenta rosa;
  2. Coloque essa mistura em infusão na água por dez minutos;
  3. Se preferir, na xícara, adicione mais uma colher de chá de cúrcuma em pó, misture e beba.