O que acontece se eu tomar chá de erva cidreira todos os dias?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Chás que possuem ação antioxidante como o chá de erva cidreira devem ser consumidos todos os dias. O fato de ser antioxidante significa que a bebida tem o poder de retardar o envelhecimento celular e também reduzir a ação negativa dos radicais livres sobre as células.

Além disso, alguns estudos mostram que tomar o chá de erva cidreira duas vezes ao dia por 15 dias melhora o sono em pessoas com insônia e que a combinação de erva-cidreira e valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono.

Chá de erva-cidreira melhora a qualidade do sono e alivia dores (como as de cabeça e cólicas menstruais) Assim como o chá de camomila, o de erva-cidreira também é ótimo para tratar problemas de estresse e ansiedade. Por isso, ele é muito indicado para quem tem dificuldade em dormir ou quer tranquilizar a mente à noite.

Chá de capim cidreira ajuda a emagrecer? Sim. Quando esse chá é combinado com uma dieta equilibrada e saudável, pode ser um bom aliado para a perda de peso. Isso é possível porque esse chá tem propriedades que aceleram o metabolismo permitindo uma digestão melhor e uma maior queima de gordura.

São contraindicados para pacientes com gordura no fígado. Erva-cidreira: indicada como calmante suave para quadros leves de ansiedade e insônia, casos de cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo e expectorante. Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa.

A partir das mesmas propriedades, calmantes e sedativas, tomar um chá de erva-cidreira duas vezes ao dia, pode ajudar no combate à insônia. Graças a sua riqueza em fibras e o ácido rosmarínico em sua composição, a erva-cidreira capim pode ser utilizada para o tratamento de problemas gástricos.

Tomar uma xícara de chá de erva-cidreira no início da tarde e outra 30 a 40 minutos antes de dormir. Para quem sofre de ansiedade e estresse o período entre 14h00 e 18h00, assim como o período entre 02h00 e 06h00 da manhã, são momentos desafiadores.

De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

- Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão. - É recomendado evitar o açúcar, que interfere nas propriedades medicinais da erva-cidreira.

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.

Lave as folhas de erva cidreira e leve ao fogo com a água e gengibre. Deixe ferver, tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Adicione mel e sirva. Esse chá tem efeito termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas.

Chá de capim cidreira dá sono mesmo? É verdade, o chá de capim cidreira dá sono de verdade, graças a um composto chamado ácido rosmarínico. Essa é uma substância naturalmente sedativa, ou seja, exerce efeito calmante no organismo, induzindo assim ao sono, que pode nos fazer tanta falta.

O que é Erva cidreira? A erva cidreira, Melissa officinalis, é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.

vitamina C

Usada há mais de 2 mil anos para combater problemas digestivos, suas folhinhas reúnem nutrientes e antioxidantes. Ao consumi-la regularmente, o organismo absorve nutrientes como ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e vitamina C.

Modo de preparo
Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir. O chá de cidreira deve ser evitado durante a gravidez e lactação.

A erva-cidreira é uma planta medicinal que, além de ter um aroma delicioso, possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Sua infusão pode ser utilizada como chá para o coração acelerado por relaxar, melhorar a qualidade do sono e combater o estresse e a ansiedade.

– Decocção: Colocar a erva junto com a água fria e aquecer até ferver, deixando ferver durante 30 segundos e deixar em repouso de 20 a 30 minutos. É o método mais recomendado para partes duras como cascas grossas, ramos e frutos. As raízes devem ser deixadas em repouso, depois da decocção por pelo menos 12 horas.