Qual o tom de voz mais atraente?

Perguntado por: abarbosa8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os pesquisadores fizeram os cálculos e concluíram que o pico de atração acontece com vozes a 96 Hz – frequência média parecida com a do ator Jon Hamm, o Don Draper na série Mad Men, que você pode ouvir no vídeo abaixo.

"Diversos estudos já mostraram que homens tendem a favorecer o tom de voz mais alto em mulheres, por este ser mais feminino e jovial, enquanto as mulheres tendem a gostar de homens com vozes mais profundas, vistas como mais masculinas e ligadas à presença de testosterona."

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Ralf. Considerada a dupla mais afinada da música sertaneja, sobretudo entre os anos 80 e 90, Chrystian & Ralf trouxe um estilo marcante e excelente técnica nos vocais para a música sertaneja. O Ralf, irmão mais novo, foi um prodígio.

Na verdade, uma voz sedutora é aquela que envolve as pessoas, que transmite convicção. É personalidade ao falar que torna uma voz sensual”, explica o profissional. Especialista em expressão oral desde 1975, Polito ajudou muita gente famosa, como a ex-dançarina de axé Sheila Mello.

Significado de Atraente
substantivo masculino e feminino Bonito; quem atrai, cativa ou seduz pela charme, pela beleza, pelas boas qualidades: ator atraente. Sedutor; que provoca o interesse; que exerce sedução: projeto atraente. Agradável; que satisfaz pelas boas sensações: emprego atraente.

Que é brando, suave, ameno: Tem uma voz doce de contralto.: Soprava uma doce brisa.

O primeiro estímulo que temos quando vemos alguém é registrado pelo diencéfalo, parte do cérebro que identifica a imagem da mesma espécie. Em seguida, o som da voz e os feromônios, cheiro liberado por homens e mulheres, provocam a atração física.

[Figurado] Tornar suave, agradável (falando-se da voz): aveludar a voz.

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática. O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.

O que é ter uma voz marcante??? Naturalmente, qualidades como potências e afinação são bem-vindas. Mas muitas vozes transmitem emoção e expressividade, mesmo sendo fora do padrão e a Barbra Zinnger é o que há de mais encantador no show business.

Desenvolvendo bons hábitos de fala. Fale em alto e bom tom. Ser ouvido é a parte mais importante de falar, então levante a voz! Se você tende a sussurrar, murmurar ou falar com a cabeça baixa, é muito mais fácil para os seus interlocutores falarem por cima de você ou simplesmente ignorá-lo.

Contralto: É a voz mais grave e também a mais rara entre as mulheres. Inclusive, é difícil escutarmos esse tom em uma ópera. A lendária Marian Anderson é um dos poucos exemplos de cantora de ópera que ficou famosa por ter um contralto. Sua extensão vai do MI 2 ao LÁ 4.

O que faz a voz ser grave ou fina é a anatomia das pregas vocais. Se elas são maiores e mais espessas caracterizam uma voz mais grave (mais comum em homens) e curtas e menos espessas caracterizam uma voz mais aguda (mais comum em mulheres). Além da anatomia também à fatores externos que influenciam na voz.

Enquanto muitos consideravam Freddie um tenor (a voz mais aguda entre aquelas masculinas), análises de seis entrevistas revelaram uma frequência de 117.3 Hz na entonação do cantor, o que é mais comum em barítonos (a voz intermediária entre tenores e baixos).

A verdadeira voz
Segundo Palmeira, a voz gravada, aquela que vai ser socializada, não tem o acréscimo da via óssea. Ou seja, o indivíduo, assim como os demais, escuta a voz apenas por intermédio da via aérea. “Então, a nossa verdadeira voz é a voz que está gravada”, afirma o fonoaudiólogo.