Quanto tempo dói cirurgia de implante dentário?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Por isso, o tempo de duração da recuperação após a cirurgia de implante dentário depende diretamente da extensão do procedimento, da técnica adotada e dos cuidados do paciente durante esse período, podendo variar entre 3 semanas até 6 meses.

Fiz implante com exerto a 10 dias mas estou sentindo lateja e dor maxilar isso é normal? Se piorou a dor ou surgiu nova dor/ desconforto: procure o seu cirurgião urgentemente. Se não conseguir contato : vá a emergência do hospital em que ele trabalhe.

Colocar implante dentário dói
Mito. Graças aos anestésicos, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento cirúrgico odontológico. Por isso, as pessoas podem ficar tranquilas e despreocupadas durante a intervenção.

Após a cirurgia de aplicação do implante, recomenda-se fazer compressa gelada na parte externa do lado operado. A baixa a temperatura contrai os vasos e diminui o fluxo dos fluídos, ajudando a reduzir os inchaços. Além disso, sua ação analgésica reduz o processo inflamatório e minimiza possíveis sensações dolorosas.

Ele acontece se a qualidade óssea for baixa, se houver dificuldades mecânicas em relação à prótese, complicações pós-operatórias ou contraindicações ao implante dentário. Esses são fatores que podem comprometer o sucesso do procedimento e, assim causar dor.

O procedimento de implante dentário costuma demorar em torno de 1 a 2 horas e o tempo de cicatrização de pós operatório é de 3 a 6 meses. Durante esse tempo, o implante de liga de titânio irá cicatrizar e se fundir com o tecido ósseo que na região.

Quanto tempo para cicatrizar e colocar o “pino” do implante? Geralmente 5 meses. Cada um tem um organismo e um tempo de recuperação, porém em média costuma levar até 150 dias para que o enxerto possa estar pronto para receber o implante.

Em geral, uma inflamação no implante dentário pode provocar sintomas como:

  1. Vermelhidão na área do implante;
  2. Dores na área do implante;
  3. Mau hálito;
  4. Formigamento;
  5. Perda ou mobilidade do implante dentário.

Na recuperação, seu corpo gera um processo de cicatrização que podem gerar alguns sintomas. Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos.

Um latejamento leve e suportável pode acontecer depois de enxerto ósseo dentário e implante e deve ser controlada com os remédios receitados, entretanto se o incomodo for muito grande e que não cessa com os medicamentos, o paciente deve entrar em contato com o dentista o quanto antes.

Dentro de duas semanas é possível que o inchaço regrida totalmente. Isso se você seguir a risca as orientações pós-operatórias que o dentista te passou. Depende muito da complexidade da cirurgia. Geralmente em 5 dias já tem uma boa melhora.

Esse período pode variar de 1 a 6 meses, o que depende de cada paciente e de seu organismo. Depois desse período é que a prótese pode então ser colocada. Porém, não se assuste.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  • Dor intensa após a cirurgia.
  • Mobilidade no implante.
  • Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  • Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Os níveis de desconforto podem variar de pessoa para outra. Isso também irá depender do número de implantes colocados pelo cirurgião. No entanto, tomar paracetamol ou ibuprofeno deve ser suficiente para o alívio da dor. Geralmente, os analgésicos são necessários por 2 a 3 dias após o procedimento.

É normal um pouco de inchaço e até algum sangramento após a cirurgia. Siga as recomendações do seu dentista e caso o sangramento e inchaço continuem, converse com ele. Melhoras!

Aqui estão portanto as 5 piores complicações do implante dentário que devem ser evitados:

  • Problemas com fraturas de implante. ...
  • Infecção no Implante e complicações. ...
  • Parestesia – Riscos de lesão no nervo mandibular. ...
  • Problema de perda óssea no implante. ...
  • Aumento nos fatores de risco – saúde e hábitos do paciente.

Pode ser que tinha gengiva sobre o cicatrizador ou pode ser que o implante esteja perdido. Implante, depois que o osso está cicatrizado ao redor dele (ósseo-integrado), não dói. Só dói quando ele não integra com o osso, quando ocorre fibro-integração (encapsulamento por tecidos moles).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Não é normal sentir desconforto, o que pode ocorrer é "estranheza" até se acostumar com os dentes novos. Sim é normal! Tanto na mastigação quanto no tecido gengival em volta das porcelanas! Normalmente passa em 2 a 3 dias!

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

A instalação do pino do implante dói? A instalação do pino de implante dentário é feita por meio de um procedimento cirúrgico, mas, na maioria das vezes, ele pode ser realizado no próprio consultório utilizando anestesia local. Por isso, o paciente não sente dor.

Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.