Qual o transtorno mais comum no Brasil?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil

  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

Ao menos 20% da população mundial sofre ou irá sofrer de algum transtorno mental ao longo da vida, sendo a depressão e os transtornos de ansiedade as doenças psiquiátricas mais comuns. Segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, hoje a depressão é o segundo maior problema de saúde pública no mundo.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o pais com o maior número de casos de pessoas que sofrem de ansiedade no mundo, o que contabiliza cerca de 9,3% da população e ainda 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros – ou seja, 9,3% da população – convivem com o transtorno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O maior risco foi observado em pessoas com distúrbios relacionados ao abuso de substâncias tóxicas (um risco nove vezes maior). Também elevaram essas chances transtornos de personalidade (3,2 vezes), depressão (2,6 vezes), transtorno de ansiedade (2,2 vezes) e esquizofrenia (1,8 vez).

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline) A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.

Síndrome de Paris é um distúrbio psicológico transitório exibido por alguns indivíduos que visitam Paris ou outro local da Europa Ocidental decorrente do choque extremo ao descobrir que o local visitado não é aquilo que fora idealizado.

Síndrome de Alice no país das maravilhas é um distúrbio caracterizado por distorções na percepção visual, no corpo e na experiência de tempo.

É possível sim. Chama-se comorbidade, que é a existência de duas ou mais doenças na mesma pessoa. Ela pode mesmo dificultar o diagnóstico, por isso um profissional experiente pode fazer a diferença.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que, somente no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade — o que coloca o país no topo do ranking mundial.

No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade no Brasil viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.

TRANSTORNO: é uma perturbação de ordem psicológica e/ou mental que causa incômodo na pessoa devido a falha de estimulação na região frontal do cérebro; DISTÚRBIO: é uma disfunção do Sistema Nervoso Central no cérebro que causa desequilíbrio patológico por alguma alteração violenta de ordem natural.

deficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental) TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.

Hospitais psiquiátricos (também denominados hospícios, manicômios ou manicómios) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais" (termo médico-especializado).