Qual ora-pro-Nóbis que não tem espinho?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Você sabia que existe Ora-pro-nobis sem espinho? A Bertalha (Anredera cordifolia) ou espinafre-gaúcho também é conhecida como ora-pro-nobis sem espinho em algumas regiões brasileiras. É uma trepadeira que pode ser consumida como um espinafre.

as plantas que tem folhas amarelas elas não podem ser consumidas. cruas algumas folhas que tem aqui a parte de dentro da folha azulada ou o talo é azul ou. a flor não é branca ou amarela não pode ser consumida crua Então qual que pode consumir crua essa que tem o barato que é realmente verde e que as flores são.

Extremamente rica em proteínas de boa qualidade, a ora-pro-nóbis não possui nenhum princípio tóxico, ao contrário do que muitos pensam.

Existem duas variedades cultivadas de ora pro nobis, uma de flores brancas e outra de flores rosas. Variedades cultivadas são chamadas pelos botânicos de cultivar. Uma espécie pode ter vários cultivares.

Algumas formas simples para tirar espinho da pele, como usar uma pinça, fita adesiva ou pasta de bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover o espinho ou farpas da pele, sendo que o método de remoção deve escolhido em função do posicionamento do espinho e da profundidade em que se encontra.

Comumente são abordadas as espécies P. aculeata (flores brancas), P. bleo (flores alaranjadas - o tom pode variar, desde laranja mais avermelhado a um rosa-salmão) e P. grandifolia (flores cor-de-rosa) ao se falar de ora-pro-nóbis, inclusive em listagens de plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Faz bem para a saúde? Sim, a ora-pro-nóbis é rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas A e C, fibras e triptofano. Também é famosa pelo seu valor proteico, sendo excelente opção para substituir carnes no seu dia a dia.

a planta só dá fruto flores se ela tiver uma boa adubação também só dá mudas se é do bastão tiver em dia tá gente adubação é como a vitamina para o nosso organismo. você precisa cuidar para poder ter aí usufruto né o benefício.

QUANTAS FOLHAS DE ORA-PRO-NÓBIS DEVO COMER POR DIA? Não há uma quantidade máxima definida para consumo das folhas de ora-pro-nóbis. Apesar disso, é suficiente 100 gramas da planta para as necessidades diárias de um adulto.

Consumir Ora-Pro-Nobis ajuda na digestão
O processo digestivo como um todo é beneficiado pelo consumo das folhas de Ora-Pro-Nobis. Essa sensação se deve ao alto teor de fibras desse alimento. A erva quando consumida em saladas e sopas, gera saciedade.

Furúnculos e sífilis são outros problemas de saúde que podem se tratados com o uso da planta. Além disso, incluir a ora-pro-nobis em sua dieta contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e até a diabetes.

A flor e os frutos da ora-pro-nóbis também são comestíveis e bem fáceis de plantar. A planta pode ser da espécie Pereskia Aculeata ou da espécie Pereskia Grandifolia. Antigamente ela era usada para substituir a carne e, por isso, foi apelidada de carne dos pobres.

As folhas e flores são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral.

A planta adapta-se a diferentes ambientes, com muito sol ou meia-sombra. Por esse motivo, é possível ter uma plantação de ora-pro-nóbis até em apartamento. Nesse caso, é válido considerar que, por causa dos espinhos, o ideal é colocar a verdinha fora do alcance de crianças e pets.

Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas. Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar.

Assim como as demais, possui folhas, flores e frutos comestíveis, sendo considerada uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional). O único detalhe importante, é que as folhas dela precisam serem consumidas branqueadas, diferentemente das demais ora-pro-nóbis. Aproveite que estamos com um pequeno lote dela no viveiro.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas. Os espinhos dos ouriços-do-mar devem ser extraídos imediatamente.

Lave e escorra as folhas de ora-pro-nóbis, pique-as e cubra as costelinhas. Tampe e deixe (por 5 minutos), sem mexer, para não soltar baba.