Qual órgão possui menor quantidade de água?

Perguntado por: drocha2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

E por fim temos na dentina, tecido que recobre a polpa dos dentes o tecido com menor concentração de água em nosso organismo. Essa proteção natural dos dentes é composta principalmente por cálcio e pouco mais de 12% de água.

A água é absorvida, sobretudo, na região gastrointestinal. Antes, no estômago, o organismo utiliza o líquido para digestão, na preparação do alimento para absorção. Depois, ela passa para o intestino delgado, onde acontece a maior parte da absorção dos nutrientes e água.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Você sabia que 77% do nosso cérebro são pura água? O líquido cranial é um condutor de nutrientes e uma almofada de proteção contra choques. Nascemos com 300 ossos e chegamos à vida adulta com pouco mais de 200.

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo.

A agitação própria da idade faz com que as crianças percam mais líquido proporcionalmente que os adultos. Além disso, nos primeiros anos de vida uma porcentagem ainda maior do nosso corpo é constituído de água.

Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.

Todo mundo sabe que a água é essencial para todos os seres vivos, afinal, boa parte das nossas células é composta de água. Nosso corpo, por exemplo, é composto de aproximadamente 70% de água. O significada da água na biologia é muito maior, abordando até a existência em outros seres vivos.

Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). Entre as células que mais apresentam água, destacam-se aquelas localizadas nos músculos e nas vísceras.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, sendo responsável pela formação da massa fecal. As principais partes do intestino são ceco, cólon, reto e ânus. O intestino grosso é a porção final do sistema digestório e é o local onde as fezes são formadas.

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.