Qual pacote usamos para trabalhar com styled-components no React?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Como foi dito no tópico anterior, o Styled Components trata-se de uma biblioteca, sendo assim, para utilizá-la em nosso projeto React devemos instalá-la, podemos realizar essa instalação de duas maneiras: com Yarn ou Npm.

Podemos criar vários componentes estilizados dentro de um componente como o Header. Por exemplo, além do Container, outros como Nav, Title e Link cada um estilizando uma parte do nosso componente. Ou podemos utilizar o encadeamento das tags e ir estilizando tudo pelo componente container.

Instalando o Styled Components
Já que o Styled Components é de uma biblioteca, para utilizá-la em nosso projeto React devemos realizar a sua instalação, que pode ser feita de duas maneiras: com o uso do Yarn ou do Npm.

Basicamente, styled components é uma biblioteca que possibilita escrever códigos CSS dentro do JavaScript. Com ele, você pode criar websites bonitos e funcionais. Além disso, ganhar mais agilidade e precisão no desenvolvimento web.

Um dos artefatos mais importantes para o desenvolvimento com Angular, um componente pode ser criado de forma bastante simples, utilizando o comando ng generate component <nome>. Observe que além de criar um novo diretório e os quatro arquivos necessários para um componente, esse comando também atualiza o arquivo app.

JavaScript (JS)

Como falamos anteriormente, o React é uma biblioteca JavaScript (JS). Ou seja, essa é a principal linguagem de programação que ele utiliza. Portanto, é muito importante que você conheça JS para conseguir usufruir da agilidade proporcionada pelo React.

Sem sombra de dúvidas é necessário utilizar o JSX durante o desenvolvimento com React, ele nos permite trabalhar com if, for, atribuir trechos de código a variável, passar por funções e muito mais.

Caso você queira utilizar o React em uma subpasta, é necessário informar a URL antes de “buildar” a versão de produção. Após isso é necessário rodar o npm run build e os arquivos serão gerados novamente. Agora é só colocar eles no seu FTP dentro da pasta onde ficará sua aplicação.

Quando o componente é definido em forma de função, o React cria o componente executando essa função e passando as props como primeiro parâmetro. Ele espera um retorno em JSX do que deve ser renderizado, ou null no caso de não mostrar nada.

No canto inferior direito da janela, clique em Configure e escolha a opção AVD Manager. Na sequência, será apresentada uma tela com os emuladores instalados. Se você marcou a opção Android Virtual Device na etapa de configuração do Android Studio, deve aparecer um emulador já configurado e pronto para uso.

A importação de qualquer ícone que se encontra dentro da biblioteca react-icons é bem simples, basta apenas saber o nome correto do ícone desejado.

Para fazer uso de SVG em React Native você precisará de uma biblioteca que te ajude com isso. Como está usando Expo, dê uma olhada nessa documentação do react-native-svg e também na biblioteca react-native-svg-transformer que permitirá a importação de SVGs.

CSS (Folha de Estilo em Cascata) é o código que você usa para dar estilo à sua página Web.

Hooks permitem a você organizar efeitos colaterais (side effects) em um componente por partes relacionadas (como adicionar e remover uma subscrição), em vez de forçar uma divisão baseada nos métodos de ciclo de vida. Você pode aprender mais sobre useEffect na sua página dedicada: Utilizando o Hook de Efeito.

styled-components é uma biblioteca para React e React Native que permite que você use estilos ao nível de componente na sua aplicação. Eles são escritos em uma mistura de JavaScript com CSS. Se você ainda não está familiarizado com styled-components, dê uma olhada no website oficial para ter uma idéia.

Nota: Sempre inicie os nomes dos componentes com uma letra maiúscula. O React trata componentes começando com letras minúsculas como tags do DOM. Por exemplo, <div /> representa uma tag div do HTML, mas <Welcome /> representa um componente e requer que Welcome esteja no escopo.

Componente: unidade integrante de determinado sistema da edificação com forma definida e destinada a atender funções específicas (exemplo: bloco de alvenaria, telha, folha de porta). Elemento: Parte de um sistema com funções específicas.

json

json : os arquivos de configuração para o TypeScript. angular. json : contém as configurações para a CLI.

Antes de se aprofundar e cair de cabeça na biblioteca, é preciso ter em mente que React JS é JavaScript. Por isso é importante bater na tecla que para você aprender React você precisa ter uma boa base em JavaScript – além de conhecimentos sólidos de HTML e CSS.