Qual placar mais se repete na Copa do Mundo?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O resultado mais frequente, considerando o tempo de prorrogação, foi o mesmo da final passada, em 2018, quando os franceses derrotaram a Croácia por 4 a 2. O placar de seis gols, e tratado como goleada por muitos, voltou a se repetir outras três vezes, todas há mais de 50 anos: em 1930, em 1938 e 1966.

Ao todo, uma média 3,9 impedimentos por jogo foi registrada no Catar. A partida entre Argentina e Arábia Saudita, na primeira rodada da fase de grupos, teve o recorde de infrações por uma mesma equipe: a seleção argentina, derrotada por 2 a 1, teve 10 impedimentos assinalados.

A maior goleada da história das Copas aconteceu há quarenta anos, na edição de 1982, disputada na Espanha. Na primeira rodada do Grupo C, a Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. O país europeu também aplicou a segunda maior goleada: um 9 a 0 sobre a Coreia do Sul, em 1954.

No total, já são cinco.

A estratégia de apostar no empate consiste em prever se a partida esportiva vai resultar ou não em um empate. É uma estratégia similar a apostar no placar, mas com chances mais constantes de vitória. Por exemplo, você pode vencer caso o jogo acabe em 0 x 0, 1 x 1, 2 x 2 e assim por diante.

Assim como nas últimas edições do torneio, caso os jogos eliminatórios terminem empatados durante os 90 minutos, os confrontos terão prorrogação.

Jogos de Soma Zero: São aqueles em que a soma dos payoffs dos jogadores é zero, ou seja, um jogador só pode ganhar se o outro perder, assim como no pôquer, xadrez, entre outros. É a este tipo de jogo que se aplica o teorema minimax.

Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos mais acréscimos do árbitro, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir depois de 120 minutos, a vaga será definida em uma disputa de pênaltis.

Hungria 10 x 1 El Salvador, de 1982, segue como a maior goleada da Copa do Mundo na história.

O Marrocos foi quem menos sofreu gols: o goleiro Bono foi superado em apenas uma ocasião, ainda na fase de grupos, na vitória sobre o Canadá por 2 a 1.

Pode parecer mentira, mas certa vez um time conseguiu perder uma partida por 149 a 0. Essa é a maior goleada registrada no futebol mundial, em partida ocorrida em novembro de 2002, quando o Stade Olympique de L'Emyrne (SOE) foi derrotado pelo AS Adema, em confronto válido pelo campeonato de Madagascar.

O placar mais frequente da Copa do Mundo da FIFA™ é 1 x 0, depois vem 2 x 1 e 0 x 0.

O gol mais rápido da história da Copa do Mundo foi marcado pelo turco Hakn Sukur, em 2002. Ele precisou de apenas 11 segundos para marcar em jogo contra a Coreia.

12 – Alemanha 7 x 1 Brasil (2014)
Pois é, a maior goleada já sofrida pela seleção brasileira em Copas, na semifinal de 2014, está fora do top 10. Além desse jogo, o placar aconteceu outras duas vezes em Mundiais: Itália 7×1 Estados Unidos, em 1934, e Brasil 7×1 Suécia, em 1950.