Qual pomada para candidíase pode usar amamentando?

Perguntado por: upires . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os fármacos mais empregados são o clotrimazol e a nistatina. Além disso, o antifúngico oral fluconazol pode ser indicado caso a infecção não ceda após duas semanas de aplicação das opções tópicas.

Gravidez e amamentação: não existem relatos de problemas específicos relacionados a mulheres grávidas ou lactantes. O nitrato de miconazol destina-se ao uso tópico e não é absorvido sistemicamente, podendo ser utilizado durante a gravidez e lactação.

O tratamento da candidíase mamária é feito à base de antifúngicos, que são tomados por cerca de 3 semanas até os sintomas desaparecerem completamente. O uso de pomadas tanto para combater os fungos quanto para ajudar na cicatrização das feridas também é feito.

Causada por um fungo chamado Candida albicans, o primeiro sinal da infecção costuma ser justamente o incômodo ao amamentar. Apesar do desconforto, o bebê não precisa parar de tomar o leite materno enquanto a mãe estiver em tratamento, sempre respeitando o limite da dor, é claro.

Além da queda da imunidade, a candidíase pode ser transmitida do bebê para a mãe. Isso acontece quando a criança tem a candidíase oral (sapinho) e, devido ao contato da boca com os mamilos e aréolas, a mãe desenvolve a infecção.

Amamentação. Você não deve amamentar se estiver tomando este medicamento, pois pequenas quantidades de cetoconazol podem estar presentes no leite materno. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do seu cirurgião-dentista.

Não existem riscos conhecidos associados ao uso de cetoconazol creme durante a gravidez ou aleitamento, porém você deve informar ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Isoconazol. O Isoconazol também é uma pomada antimicótica, que possui ação sobre leveduras, fungos e bolores. Basicamente, ela age eliminando o fungo causador da candidíase e contribui com o alívio dos sintomas.

Não utilize tinidazol + nitrato de miconazol durante a amamentação sem orientação médica, pois as mulheres não devem amamentar durante e, por pelo menos, três dias após ter descontinuado o tratamento. Avise ao seu médico se você estiver amamentando ou vai iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

A bula deste produto informa: “a amamentação deve ser evitada durante e até 48 horas após o uso deste medicamento devido a possível excreção deste medicamento pelo leite materno”.

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

A candidíase em bebê, popularmente conhecida como sapinho, refere-se a uma infecção na boca causada pelo fungo Candida albicans. O seu principal sintoma é o aparecimento de pontinhos ou placas brancas na boca do bebê, que por vezes são confundidas com restos de leite e sua causa é muito associada à baixa imunidade.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

O uso de medicamentos antifúngicos tópicos durante a lactação parece seguro, principalmente a nistatina, clotrimazol, ciclopirox e terbinafina. Por outro lado, alguns antifúngicos orais devem ser evitados.