Quem está com candidíase pode usar sabonete íntimo?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A região da vulva pode ser naturalmente lavada com sabonete – seja íntimo ou não. Entretanto, é indispensável que a vagina seja higienizada apenas com água.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Em relação à rotina de higiene, manter a área vaginal limpa com água e sabão neutro sem cheiro é a ação ideal. “Lembre-se de enxaguar bem a área da genital para não deixar resquícios de sabão. Para isso, utilize a água do chuveiro e não a da ducha”, enfatiza Camila.

A candidíase não tem cheiro, mas quando a paciente está candidíase, significa que está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar. Geralmente, os sintomas são coceira e um corrimento que forma uma nata de leite.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

Diluir bem o bicarbonato de sódio na água morna e fazer o banho de assento colocando esta solução no bidê ou numa bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar e ficar em contato com esta água por 15 a 20 minutos. Recomenda-se fazer este banho de assento 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Para evitar a candidíase, o ideal é ter um estilo de vida mais tranquilo, evitando o estresse, dormindo bem, evitar o uso de roupas apertadas na região íntima, usar calcinhas de algodão, fazer uma higienização genital adequada e tentar não usar maiô ou biquíni molhado por muito tempo.

Candidíase e os alimentos que devem ser evitados

  • Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar: Nem todo mundo sabe, mas alguns vegetais e frutas podem possuir bastante açúcar e amidos em suas composições. ...
  • Carboidratos simples: ...
  • Carnes processadas: ...
  • Bebidas Alcoólicas: ...
  • Proteína Animal:

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

O corrimento esbranquiçado com alguns pedaços, como se fosse “leite talhado”, é muito sugestivo de candidíase, também conhecida com monilíase.

O que fazer: ao surgirem os sintomas é necessário consultar um ginecologista para avaliar a história clínica, fazer exame ginecológico e, em alguns casos, realizar exames de sangue. O médico poderá receitar medicamentos específicos, dependendo do tipo de infecção, porém é importante manter hábitos de higiene adequados.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado.

A candidíase pode se manifestar logo após uma relação sexual. A explicação física para isso é que todos nós temos uma flora bacteriana natural que protege nossa parte íntima.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com as pomadas para candidíase são vermelhidão, inchaço, ardência, hemorragia ou coceira vaginal ou dor abdominal.

Clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes do planeta, mas muitas vezes é confundida com a candidíase. Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.

A transmissão entre pessoas pode ocorrer por contato sexual e compartilhamento de sabonetes, toalhas, roupas íntimas, dentre outros.

Exemplo desta transmissão é a Candidíase, infecção provocada por fungos. Esta infecção pode ser transmitida através de relações sexuais em mulheres e homens.