Qual que é o coletivo de fotografia?

Perguntado por: lcrespo9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nesse contexto, o coletivo de “fotografia” é “álbum”. Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português. O coletivo trata-se de um substantivo que designa um conjunto de seres da mesma espécie ou objetivos da mesma tipologia. Nesse contexto, o coletivo de “fotografia” é “álbum”.

Portanto, o substantivo coletivo de “retratos” é “álbum”.

A fotografia consiste em técnicas utilizadas para conseguir criar, capturar ou registrar imagens por meio da exposição luminosa em uma superfície sensível. Hoje em dia, com o avanço das redes sociais, a fotografia faz parte da vida de diversas pessoas.

Álbum como coletivo de fotografias.

São coletivos de Música:
Música – Repertório; Músico – Banda; Músicos - Banda.

Turma e classe são os principais substantivos coletivos que indicam um conjunto de alunos. Há, contudo, outros coletivos que podem ser usados, como: corpo discente, alunato e alunado.

fotográfico (adjetivo) -

A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever, gravar).

Exemplos:

  1. s. (substantivo) - abreviatura.
  2. foto (fotografia) - abreviação.

Os substantivos coletivos galeria, coleção e acervo são genéricos, indicando um coletivo de obras de arte.

Também é muito comum confundir esses dois tipos de fotografia. Porém, enquanto o fotojornalismo registra momentos específicos, a fotografia documental registra grandes acontecimentos históricos. Para que você tenha uma ideia melhor da diferença, podemos usar a pandemia do coronavírus, iniciada em 2019, como exemplo.

No caso, o coletivo é "bananas" é "penca" que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.

Cúmulo-nimbo – nuvens que se assemelham a grandes flocos de algodão seguidas geralmente de um véu de textura fibrosa (falsos cirros). Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

As fotografias são bidimensionais: possuem largura e comprimento, e para se conseguir o efeito de profundidade é preciso que uma terceira dimensão seja introduzida: a perspectiva. Sem dúvida a perspectiva não passa de uma ilusão de ótica.