Qual missão espacial realizada em 1972 permitiu a primeira fotografia do planeta Terra inteiro?

Perguntado por: afreitas8 . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

missão Apollo 17

Há exatos 40 anos, em 9 de dezembro de 1972, os astronautas a bordo da missão Apollo 17 registraram a primeira fotografia da Terra como um todo. Chamada de "Blue Marble", a imagem foi capturada a mais de 32 mil km de distância em pouco mais de cinco horas.

geoide

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

Em 1650, o cientista alemão Otto von Guericke, construiu a primeira bomba de vácuo: um dispositivo que pode, mais tarde, refutar o princípio de horror vacui. Ele corretamente observou que a atmosfera da Terra, envolve o planeta como uma concha, com a densidade diminuindo gradualmente com a altitude.

Urano

Urano é talvez o planeta mais esquisito do nosso sistema solar. Em algum momento da sua história, o gigante de gelo recebeu um impacto forte, o que o deixou rotacionando de lado. Mais de uma dúzia de anéis e cerca de 27 luas orbitam o astro.

No comunicado oficial da Nasa, a agência conta que “o Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que ele observou alguma maravilha cósmica fascinante todos os dias do ano, inclusive no seu aniversário”.

A circunferência polar da Terra é de 39916 km (raio 6356 km) e a circunferência equatorial 40070 km (raio 6378 km).

40.075 km

Atualmente, sabe-se que a circunferência da Terra possui 40.075 km de extensão, enquanto que Eratóstenes encontrou um valor de 39.250 km.

O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de Terra plana.

Fernão de Magalhães deu a volta ao mundo, realizando esta navegação entre os anos de 1519 e 1522. A expedição que saiu da Espanha com cinco caravelas e retornou com somente uma, provou de fato o formato esférico do nosso planeta.

Eratóstenes

Eratóstenes, quase 300 anos antes de Cristo, fez a primeira determinação da circunferência da Terra. A partir de seus estudos, descobriu que, durante o Solstício de Verão, na cidade de Siena, o sol ficava quase no zênite – portanto, poderia ser visto mesmo no fundo de um poço.

Quatro anos depois, em 12 de abril de 1961, Yuri Alekseyevich Gagarin, cosmonauta russo, realizou a primeira viagem do homem ao espaço na cápsula espacial Vostok 1. Observando a Terra no interior de sua cápsula espacial Yuri disse: “A terra é azul”.

Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação. Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos.

A hipotética situação de o planeta parar de girar, ou seja, da Terra parar de realizar o movimento de rotação, é um mistério para os cientistas, que não sabem ao certo quais seriam as reais consequências da situação para os seres vivos. No entanto, uma coisa eles têm certeza: seria uma catástrofe.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Kepler-22b
O 22-b foi o primeiro planeta que a missão Kepler confirmou estar posicionado em uma zona habitável. O exoplaneta tem 2,4 vezes o tamanho da Terra — o menor já encontrado em área que pode abrigar vida.