Qual são os tipos de vasos?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Principais tipos de vasos

  1. Vasos de Cerâmica. Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. ...
  2. Vasos de Plástico. Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. ...
  3. Vasos de Cimento. ...
  4. Vasos de Madeira. ...
  5. Vasos de Vidro. ...
  6. Vasos de Polietileno.

Esses vasos eram feitos com peles de animais. Eram usados para transportar água (Gênesis 21:14,15,19), leite (Juízes 4:19) e vinho (Josué 9:4,13; I Samuel 1:24; 10:3; 16:20; II Samuel 16:1). A palavra também é usada em sentido figurado, segundo se vê em Jó 32:19 e Isaías 40:15.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

Quando a bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia.

O apóstolo fala que quem não faz a vontade de Deus é como um vaso de desonra por que seu interior está sujo. Além disso diz que estão “preparados para a perdição” como um vaso que de tão sujo você joga fora por que não adianta nem lavar.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

VASO ESCOLHIDO É:
No sentido espiritual, uma pessoa especialmente escolhida e designada por Deus para o trabalho do Senhor. Paulo foi um vaso escolhido para levar a mensagem do Evangelho aos gentios.

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

VASOS DE HONRA E DESONRA:
Deus é o oleiro e nos somos os vasos moldados pela mão Dele. Essa analogia é feita em muitos textos da bíblia. Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus.

3- Vaso de ouro
Um vaso o qual o Senhor demonstra um valor incomparável, um vaso limpo de impurezas. Em Êxodo 28.36 o Senhor dá ordem para que seja feito uma lâmina de ouro puro e que nela seja gravado 'santidade ao Senhor' por ser algo de enorme valor para Deus.

Você já viu um oleiro formando um vaso? Ele pega no barro, sem forma, coloca na roda e, pouco a pouco, vai moldando a forma do vaso. É assim que Deus quer agir em nossas vidas, nos transformando em algo muito mais bonito, que sozinhos não conseguimos ser.

20 Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. 21 Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares.

7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

O vaso de alabastro também é citado numa referência no Evangelho de Lucas (Lucas 7:36-50). Lucas fala de uma mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus com especiarias que estavam num vaso de alabastro.

Dito isso, para o seu mini vaso de barro opte sempre por plantas que não crescem ou que cresçam pouco, como é o caso da rosa de pedra, da bromélia, da jade, das suculentas e até mesmo do bambu da sorte.