Qual sentimento afeta os rins?

Perguntado por: ajordao7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Habitualmente a emoção que desequilibra os rins é o medo. Quem se sente inseguro e com medo em relação ao futuro, anda desassossegado com várias preocupações e tende a apresentar dores nos rins.

A hipertensão e diabetes são as causas de 2/3 dos problemas renais. Outra causa: a doença renal policística, onde os cistos que são bolsas cheios de líquido se desenvolvem nos rins, e com o tempo prejudicam a função dos rins.

Rins são estruturas responsáveis pela formação da urina. Apresentam formato de feijão, e, neles, analisando-os internamente, é possível perceber duas regiões: o córtex e a medula. Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados, entre outras funções, com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue.

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Água alcalina ajuda a regular o pH do sangue e faz bem para os rins.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

"Cinge os teus rins como um homem; vou interrogar-te, tu me responderás."

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Os principais sintomas de doenças renais são:

  1. dor ao urinar;
  2. vontade de fazer xixi frequentemente;
  3. febre;
  4. mudança na coloração da urina: laranja, vermelha, marrom ou preta;
  5. náuseas e vômitos;
  6. cheiro forte na urina.

A emoção negativa ligada ao chi (energia vital) da água (rim) é o medo - sentimento que tolhe, limita, comprime. "As pessoas que vivenciam o aspecto negativo da energia dos rins, em desequilíbrio, são medrosas, sentem frio, umidade e terror. O medo pode afetar os rins e seu órgão complementar, a bexiga", adverte Sônia.

Sua presença é um sinal de que se está no exercício do enfrentamento e/ou na representação de uma falsa segurança, e essa atitude representa um dispêndio desnecessário de energia vital ou de essência. Aceitar os medos vividos é uma forma de confiar no próprio instinto de sobrevivência.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.