Quem vem primeiro emoção ou sentimento?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.

Foi possível observar que as sensações são fenômenos puramente perceptivos; sentimentos são fenômenos subjetivos; emoções são relações afetivo-expressivas, relacionando aspectos psicológicos e fisiológicos.

O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções, motivação, aprendizado e memória. A cada experiência o cérebro recebe um estímulo, liberando hormônios que seguem um caminho neural, criados desde a vida intrauterina.

Você sabe qual emoção leva em média 4 dias para passar e por quê? Quando comparada a ficar irritado, envergonhado, surpreso e até mesmo entediado, a tristeza ultrapassa todos os outros sentimentos. É o que descobriu o primeiro estudo a analisar porquê algumas emoções duram muito mais do que as outras.

Na prática, as emoções são um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo a partir das rotas neurais e hormonais.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

De todos os sentimentos existentes, o amor é certamente o mais forte deles, o amor consegue unir sonhos, realidades e ideais.

8 principais emoções humanas

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano. Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação.

por diversas estruturas localizadas na base do cérebro. Os sentimentos e emoções como amor, alegria, ódio, pavor, ira, paixão e tristeza tem origem no sistema límbico. Chama-se circuito de Papez a porção do sistema límbico relacionada às emoções e seus estereótipos comportamentais.

Um dos termos mais utilizados como sinônimo dos sentimentos, dentro nas tradições filosóficas é o da paixão, pois ele se refere a um sentimento de dor que deriva de um desejo intenso por outra pessoa ou objeto. Mas também podem ser utilizados sinônimos como afeto, emoção, carinho, afeição, entre outros.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Como Obter o Controle de Suas Emoções

  1. Retomando o foco com a mente e o corpo.
  2. Confrontando os seus sentimentos.
  3. Reagindo às suas emoções de forma saudável.
  4. Comunicando-se de forma confiante e assertiva.
  5. Criando uma rotina física mais relaxante.
  6. Esforçando-se para alcançar a paz em longo prazo.

Elas costumam ser emotivas
Como as pessoas altamente sensíveis, as pessoas que pensam com o coração tendem a mostrar suas emoções facilmente. Elas podem, por exemplo, chorar durante uma discussão (ou até quando levam um susto).

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva. Elas são inatas, evolutivas e universais.