Qual sistema de amortização tem menos juros?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Já para quem quer pagar menos juros e pode arcar com um valor de parcela mais alto no início do financiamento, o Sistema de Amortização Constante é mais indicado, pois a incidência dos juros ocorre sobre um valor montante sempre decrescente, o que reduz também o valor total pago.

Os sistemas de amortização mais usados no Brasil são o SAC e a Tabela Price. Além desses dois sistemas principais, existe ainda o americano e o sistema de pagamento único.

A principal diferença entre os dois modos está no valor de cada prestação e isso afeta até mesmo na quantia total de juros! Enquanto no SAC as parcelas são maiores no início e menores no final, por causa da diminuição progressiva dos juros, na Tabela Price as parcelas começam baixas e com o passar dos meses aumentam.

Ao utilizar o sistema de amortização da tabela Price, a primeira prestação você paga mais juros e as parcelas em diante não se alteram. Já o sistema de amortização da tabela SAC, durante o financiamento é mantido o mesmo valor de amortização, reduzindo o valor pago em juros e diminuindo o valor da prestação.

O que é melhor amortizar: saldo devedor ou parcelas? É possível amortizar tanto o saldo devedor quanto as parcelas do financiamento. Ao escolher amortizar o tempo da dívida, ou seja, o saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído. Também é possível fazer a amortização no valor das parcelas.

Os juros do financiamento Tabela Price são maiores nas parcelas iniciais e vão ficando menores gradativamente, e isso acaba afetando também as mensalidades. Enquanto os juros variam, a parcela mensal permanece a mesma. É um sistema mais previsível e sem riscos.

No Sistema SAC a prestação será maior no início, o que poderá comprometer significativamente o orçamento. Já na Tabela Price, são pagas prestações menores e constantes, o que pode dar mais segurança para algumas pessoas.

é uma anomalia decorrente do fato dos juros remuneratórios pagos antecipadamente por um período de tempo e que não será gozado pelo mutuário quando este decide espontaneamente pela quitação antecipada, o banco não converte esse montante a princípio desembolsado a título de juros em amortização do principal, ...

Como ela funciona? O cálculo da Tabela Price é baseado no valor fixo das parcelas, determinado desde o início da negociação da dívida. A partir dela, é feito o cálculo de juros de forma decrescente, visto que cada parcela quitada acaba deixando um saldo devedor. É sobre esse saldo que incidem os juros.

Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida é constante e igual em cada período. Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos são iguais. Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias aritméticas dos sistemas SAC e Price.

No Brasil, os financiamentos utilizam diferentes modalidades de amortização, sendo os mais usados o Sistema de Amortização Constante- SAC- , e a tabela Price, cuja diferença se baseia no valor das parcelas, que pode ser fixo ou variável.

Em resumo, a principal diferença entre as duas tabelas é que a Price utiliza juros compostos, enquanto a SAC utiliza juros simples, resultando em parcelas maiores no início do empréstimo no sistema Price e parcelas sempre iguais no sistema SAC.

Sistema de Pagamento Variável (SPV): n pagamentos diferenciados. Sistema de Amortização Americano (SAA): juros calculados em cada período e pagamento no final. Sistema Price ou Francês (SFA): o valor das prestações são iguais. Sistema de Amortização Constante (SAC): amortização constante e igual em cada período.

A Tabela SAC, por sua vez, também chamada de Sistema de Amortização Constante, consiste em um modelo em que o pagamento do valor financiado ocorre de forma constante, mas as parcelas serão compostas pelos juros que foram acordados durante a concessão do financiamento imobiliário.

Como os juros são cobrados pelo saldo devedor, ao escolher a antecipação você quitará a dívida, eliminando juros e taxas. Já para quem está endividado e com dificuldades em quitar as contas e manter a economia doméstica em dia, é mais interessante reduzir o valor pago a cada mês.

Para a Proteste- Associação dos Consumidores, do ponto de vista financeiro, a melhor opção é sempre diminuir o prazo. Isso porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor. Dessa maneira, quanto mais tempo pagando as prestações, maior o valor referente a juros que irá pagar.

5. Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.