Qual variável usar para data?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 1 de junho de 2023
4 / 5 11 votos

DATE = é o valor agrupado no formato de data, sem mudanças no horário. Essa variável é para campos que são representados como data no banco de dados.

Para transformar os seus dados originais de data e hora para o formato padrão do R, basta informar ao R qual é o padrão original. Ou seja, se os dados que você importou para o R seguem o padrão 13-01-2019, basta definir que o formato é dia, mês e ano com 4 dígitos.

Pode usar um formato direto, por exemplo: SELECT FORMAT(GETDATE(), 'dd-mm-yyyy hh:mm:ss') ou pode ser usado um formato já definido (veja a tabela no link), por exemplo: SELECT CONVERT(varchar, getdate(), 105) , que vai converter a data para string (varchar) com o estilo de formatação 105.

Como obter a data atual através de uma consulta em SQL? Esta expressão retorna o chamado “carimbo de Data e Hora do Sistema”. Com ela é possível obter rapidamente a data atual: Esta expressão corresponde à função “HOJE()” no Excel ou a função DAX “TODAY()” – usada no Power Pivot e no Power BI.

GETDATE retorna a atual data e hora no fuso horário da sessão atual (UTC por padrão).

O SQL Server permite converter data para vários formatos e para realizar a conversão basta utilizar o comando: CONVERT(VARCHAR,<campoDataTime>,<códigoFormato>).

A função DATE usa os inteiros que são inseridos como argumentos e gera a data correspondente. A função DATE é mais útil em situações em que o ano, o mês e o dia são fornecidos por fórmulas. Por exemplo, os dados subjacentes podem conter datas em um formato que não é reconhecido como uma data, como YYYYMMDD.

A função DATETIME é uma combinação das funções DATE e TIME. DATE retorna o número de série sequencial que representa uma data específica. TIME retorna a representação decimal do horário com um valor que varia de 0 (zero) a 0,99999999, representando os horários de 0:00:00 (12:00:00 AM) a 23:59:59 (11:59:59 PM).

Como descrito na sessão sobre tipos primitivos, date e datetime possuem significados parecidos, mas fundamentalmente diferentes. Utilize datetime quando quiser se referir a um ponto no tempo ou date quando quiser se referir a uma data no calendário.

Acesse as configurações do Android e toque em "Sistema". Passo 2. Em seguida, abra "Data e hora". Por fim, ative a opção "Data e hora automáticas".

Variáveis em R podem ser nomeadas usando letras, números, ponto (.) e underline (_), porém há algumas regras básicas que devem ser seguidas para criar os nomes de variáveis: Devem sempre começar com uma letra ou um ponto (não com números ou símbolos).

Proceda de uma das seguintes formas:

  1. Para inserir a data atual, pressione Ctrl+; (ponto-e-vírgula).
  2. Para inserir a hora atual, pressione Ctrl+Shift+; (ponto-e-vírgula).
  3. Para inserir a data e hora atuais, pressione Ctrl+; (ponto-e-vírgula), depois pressione Espaço e então Ctrl+Shift+; (ponto-e-vírgula).

Visão geral dos formatos de data e hora
As datas aparecem como mm/dd/yyyy nos EUA e como, dd/mm/yyyy fora dos EUA, onde mm é o mês, dd é o dia e yyyy é o ano. A hora é exibida como, hh:mm:ss AM/PM, onde hh é a hora, mm é minutos e ss é segundos.

A função DATA. VALOR converte uma data armazenada como texto em um número de série que o Excel reconhece como data. Por exemplo, a fórmula =DATA. VALOR("1/1/2008") retorna 39448, o número de série da data 1/1/2008.

No Brasil, utilizamos o padrão DD/MM/AAAA, em que D representa dia, M representa mês e A, ano, com a repetição do caractere indicando quantos algarismos devem ser utilizados.

Como inserir date e datetime em uma tabela no MySQL? - Quora. Você não pode inserir diretamente dados em qualquer formato que deseje no MySQL para campos datetime e timestamp. O formato que o MySQL utiliza é o padrão ISO: AAAA-MM-DD HH:MM:SS e algumas variantes na mesma ordem .

Para formatar datas utilizaremos o DATE_FORMAT() nos atributos DATETIME e DATE , já para formatar horas utilizaremos TIME_FORMAT() nos atributos TIME e TIMESTAMP .

Executam operações lógicas. Executam cálculos baseados em valores de entrada fornecidos como parâmetros às funções e retorna valores numéricos. Retornam informações sobre o banco de dados e objetos de banco de dados. Retornam informações sobre usuários e funções.