Qual vinho é mais suave Merlot ou Carménère?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Qual o vinho mais suave Merlot ou Carménère? O Merlot é mais suave, já que seu tanino é menos intenso, mesmo assim sua textura costuma ser mais encorpada e rugosa, em comparação ao Carménère que, mesmo com taninos mais intensos, carrega uma textura bem aveludada ao paladar.

Carmenere possui taninos mais suaves do que o Malbec. Como já mencionamos, o Malbec é a especialidade na Argentina, enquanto que o Carmenere é uma especialidade do Chile.

As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot. A mais elegante de todas as uvas, a Pinot Noir origina vinhos delicados, de corpo mais leve, quase sem taninos e com excelente acidez.

Frutado

As características principais do vinho Merlot elaborado dessa forma são: Aromas delicados. Frutado, porém evidenciando frutas frescas e mais ácidas, como morango ou framboesas. Taninos firmes.

Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.

Já nos pratos principais, a bebida vai muito bem com massas com molhos condimentados e carnes pouco gordurosas, como peru, cordeiro e alguns cortes de porco e boi. Há quem diga que o Carménère é sensacional com comida árabe. Portanto, se o cardápio incluir quibe, kaftas e esfihas, invista nesse vinho.

Já vinhos de corpo médio, como Merlot, Syrah, Carménère e Sangiovese, por exemplo, podem ser servidos entre 14ºC e 16ºC.

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Os Merlots harmonizam bem com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e temperos como alho e cebola. Malbec é uma casta de uvas bastante difundida em Bordeaux, na França, embora também seja cultivada em várias regiões do mundo.

Merlot

Ao ser comparado ao vinho feito com Cabernet Sauvignon, o Merlot é menos ácido e não dá a sensação (mesmo que pequena) de “amarrar a boca” (como quando comemos uma banana que ainda está verde), porque possui menos taninos.

Vinho Concha y Toro Reservado Sweet Red Tinto Suave 750ml.

Confira os melhores vinhos tintos de 2022, de acordo com o sommelier Adão Andrade.

  • Vinho Tinto Catena Cabernet Sauvignon.
  • Vinho Tinto Alma Negra Mistério.
  • Vinho Argentino Alamos Malbec.
  • Vinho Carmen Insigne Carménère.
  • Vinho Gran Sasso Montepulciano D'Abruzzo.
  • Vinho Tinto Castello Di Montepò Sassoalloro IGT.

O vinho suave
Para ser considerado um vinho suave, a bebida deve conter acima de 25 gramas de açúcar por litro, de acordo com a legislação brasileira. Como o nível de glicose é alto, não apresenta notas marcantes de textura e aroma.

Os melhores vinhos (que cabem no seu bolso)

  • E. Guigal Côtes-du-Rhône Blanc 2011. ...
  • FP Branco Bical Arinto 2010. Portugal.
  • Garibaldi Chardonnay Espumante Brut. Brasil.
  • Gran Coronas Cabernet Sauvignon 2008. Espanha.
  • Herdade São Miguel Touriga Franca 2010. ...
  • Icardi Barbera D'Asti Tabaren 2011. ...
  • Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2009.

O Merlot é mais suave, já que seu tanino é menos intenso, mesmo assim sua textura costuma ser mais encorpada e rugosa, em comparação ao Carménère que, mesmo com taninos mais intensos, carrega uma textura bem aveludada ao paladar.

Os varietais de Merlot harmonizam bem com carnes magras, sejam elas brancas ou vermelhas. Em relação aos queijos escolha os de média maturação, assim não haverá erros. Contudo, um belo exemplar de Merlot fica perfeito com massas ou risotos que contenham tomates ou funghi em sua composição.