Qual vinho é mais doce Merlot ou cabernet?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Merlot da Croácia vem de um clima mais quente, tornando a Merlot que é mais pesado e mais doce. Merlot-vinho da croácia é, portanto, muito popular entre os apreciadores de vinho. Merlot tem um perfil de sabor frutado de framboesa, cereja, chocolate, baunilha e ameixa.

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. Extremamente frutado, a bebida apresenta aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa. A coloração varia de violácea quando jovem e parte para um roxo intenso.

Para quem quer um isqueiro montou wijn quer com notas de amora, framboesa e cassis com um leve acidez, É Merlot muitas vezes a melhor escolha. No entanto, para quem deseja uma variedade mais completa com sabores terrosos, como cereja escura ou ameixa, Cabernet Sauvignon geralmente mais adequados.

O Merlot é uma casta de uvas que geralmente são usadas para a produção de vinhos mais jovens, embora também seja possível produzir rótulos mais longevos. A textura dos vinhos Merlot é muito macia e doce, o que faz com que a casta seja usada também em conjunto com outros tipos de uva, de modo a harmonizar a bebida.

Merlot é uma uva de cachos de tamanho médio, pele fina e coloração azul violácea. Apresenta pouca acidez e grande concentração de açúcar. É bastante aromática e frutada, destacando-se os aromas de frutas negras, como ameixa, mirtilo e jabuticaba.

As uvas mais suaves são as que tem menos tanino e possuem aromas de frutas mais acentuados. São elas: Gamay, Pinot Noir, Cabernet Franc, Grenache e Merlot. A mais elegante de todas as uvas, a Pinot Noir origina vinhos delicados, de corpo mais leve, quase sem taninos e com excelente acidez.

Sabor. Se comparado ao Cabernet Sauvignon, o Merlot é tido como um vinho redondo e macio. Ou seja, ele possui menos acidez e taninos, sendo um vinho fácil de beber, com paladar aveludado (não provoca aquela sensação de “amarrar a boca”).

A categorização de vinho seco, meio-seco e doce (ou suave) é feita a partir da quantidade de açúcar residual por litro de vinho. Na legislação brasileira, o vinho seco tem até 4g de açúcar por litro; das 4,1g/L até 25g/L o vinho é meio-seco; acima disso, o vinho pode ser considerado doce ou suave.

– Brut: superior a 8 e até 15 g/L de açúcar. – Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar.

A uva Cabernet Sauvignon nasceu no berço da história do vinho: a França, mais especificamente na tradicional Bordeaux, principal região produtora de vinho do mundo. A casta recebeu este nome por ser cruzamento entre as uvas Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), ambas nascidas na região francesa.

Vinho de cor vermelho granada, apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, como ameixas e amoras, e notas de caramelo. Em boca é doce e frutado.

Os vinhos suaves são mais doces, já que neles é inserido açúcar. Estes, diferentes dos vinhos finos de mesa, não apresentam um leque grande de aromas e sabores, aqueles sentidos por experts em vinhos. Os vinhos suaves são simples e podem ser brancos ou tintos, assim como os secos.

Carmenere possui taninos mais suaves do que o Malbec. Como já mencionamos, o Malbec é a especialidade na Argentina, enquanto que o Carmenere é uma especialidade do Chile.