Quando a Argentina tirou o Brasil?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

1990

Em 1990, Brasil é eliminado da Copa do Mundo de Futebol pela Argentina | globoesporte | ge. Dispositivo não suportado.

Feliciano de Sá Guimarães, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, explica que a rivalidade entre Brasil e Argentina, antigas colônias de Portugal e Espanha, respectivamente, tem origem na Guerra da Cisplatina (1825-1828), região onde hoje é o Uruguai e terminou sem um vencedor.

A marca histórica superou um recorde que a Canarinho campeã de 1991 e 1995 dividia com a Argentina de 2006. Os três times sofreram um gol cada.

A Argentina arrasta, assim, grandes problemas que não conseguiu resolver, entre eles o alto déficit nas contas públicas e os gastos com forte componente de assistência social; uma questão importante de sua moeda; uma economia informal crescente e emprego; escassez de reservas e liquidez para fazer frente aos pagamentos ...

Um grande desequilíbrio fiscal levou a Argentina para uma nova crise econômica, com forte perda do poder de compra da população e desvalorização do peso argentino. Em 2019, R$ 1 comprava 14,9 pesos. Agora, corresponde a 25,1 pesos.

Em outros Mundiais, a Seleção também chegou a decepcionar quando chegou como favorita. Além, claro, do maior vexame de todos os tempos, no Mineirão, em 2014, diante da Alemanha. Depois disso, o Brasil ainda não era grande favorito e acabou eliminado pela Hungria em 54 e sendo bicampeão em 1958 e 1962.

Em 2010, a seleção novamente foi eliminada nas quartas de final. Dessa vez, a Holanda comandada por Sneijder e Robben, venceu o Brasil por 2 a 1. Na ocasião, Robinho abriu o placar no primeiro tempo, porem no segundo a seleção holandesa reagiu e virou o placar.

Tragédia do Sarriá foi como ficou conhecida a partida Brasil 2 – 3 Itália, pela segunda fase da Copa do Mundo de 1982. O jogo, considerado um dos maiores da história do futebol, foi disputado em 5 de julho de 1982, no Estádio Sarriá, que deu origem ao seu apelido.

Os Argentinos amam o Brasil e é claro, gostam muito dos brasileiros. Eles estão sempre desejando estar em alguma praia tomando uma caipirinha kkkk... (palavras dos próprios argentinos).

Por que os brasileiros chamam "hermanos" aos argentinos e uruguaios - isso tem uma conotação simpática ou agressiva? Eu estou aqui tentando imaginar como chamar alguém de irmão em espanhol pode ser agressivo…

Ao todo, Brasil e Argentina se enfrentaram 108 vezes, com 43 vitórias brasileiras e 39 dos argentinos. O confronto ainda soma 26 empates. A Seleção Brasileira marcou 165 gols contra 159 da Argentina, o que mostra o equilíbrio que o confronto guarda.

Com a conquista da Copa do Mundo de 2022, a Argentina se consolidou como a seleção com o maior número de títulos considerados oficiais, de torneios organizados e/ou reconhecidos pela Fifa ou pelas confederações que a compõem. Os argentinos ganharam ao todo 22 troféus com a sua equipe masculina principal até hoje.

A crise foi o resultado de políticas populistas que se iniciaram como parte da "Revolução Bolivariana" do governo de Hugo Chávez. A crise se intensificou no governo de Maduro pela queda dos preços do petróleo no começo de 2015.

Quase 40% dos argentinos vivem hoje na pobreza, em comparação com cerca de um quarto no início da crise. O país vive uma escassez de dólares combinada com alta dívida externa e déficits fiscais, o que desvaloriza sua moeda, o peso.