Quando a espada de São Jorge murcha?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Essa espécie se dá bem sob temperaturas mais quentes, mas, quando está acima de 30 °C, ela pode murchar. A espada-de-são-jorge também pode ser prejudicada pelo frio. Uma temperatura abaixo de 10 °C pode matar as suas raízes.

As plantas murchas podem ser um indicativo de energia pesada no cômodo. A energia negativa em um ambiente pode ser tão poderosa ao ponto de deixar as plantas murchas. Por isso, fique atenta à saúde e comportamento das suas plantinhas, elas podem indicar mais do que você pensa.

Se as folhas da planta estiverem secas ou quebradiças, é sinal de que a planta precisa de água. Outra causa do amarelecimento das folhas da planta é a falta de luz solar. Se as folhas da planta estiverem pálidas ou amareladas, é sinal de que a planta precisa de mais luz.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

E nem precisa regar muito: "uma vez a cada dez dias, durante os meses de inverno, está ótimo'. No verão, colocar água uma vez por semana é suficiente.

Para ter a proteção da planta, o recomendado é colocá-la na entrada da casa, de preferência à esquerda da porta.

As regas devem ser bem espaçadas e sem excesso de água, para evitar o apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, use o tato para se certificar que a terra está seca! Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta para um recipiente maior.

A Espada de São Jorge deve ser regada com frequência, uma vez que ela é uma planta que precisa de muita umidade. No entanto, é importante não encharcar o substrato, pois isso pode causar podridão das raízes. A rega deve ser feita com água da chuva ou da torneira, desde que não esteja muito calcareada.

A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos.

6 sinais de que sua planta está morrendo

  1. 1 – Crescimento estacionado e folhas deformadas. (Foto: mpalis/Canva) ...
  2. 2 – Folhas com as pontas necrosadas. ...
  3. 3 – Planta pálida e murcha. ...
  4. 4 – Apodrecimento de folhas e raízes. ...
  5. 5 – Surgimento de excrementos. ...
  6. 6 – Troca do vaso.

Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode. Seu nome popular já diz muito sobre o poder dessa planta, conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado.

Apesar de adaptável e muito resistente, o excesso de água faz mal as suas raízes, se sua espada de São Jorge estiver saudável é recomendado regar apenas uma vez a cada 20 dias e em épocas do ano com mais umidade no ar pode aumentar os intervalos, sempre observando a umidade retida no solo.

A espada-de-são-jorge apodrece com facilidade, principalmente se ficar na água por muito tempo. Escolha um vaso que tenha boa drenagem, como um de terracota ou de outro material poroso, para que a planta não corra o risco de apodrecer.

A lança de são jorge deve tomar sol sempre. No caso de não ser possível, a lâmpada fluorescente fará o mesmo efeito. Regá-la também não dá muito trabalho. Coloque água duas vezes por semana apenas.

Olhe as raízes
Continue investigando e veja se a planta fica num local onde pode haver excesso de água ou solo encharcado. Se além de folhas caindo você notar que as raízes estão apodrecendo (puxe a planta do vaso e dê uma olhada), é um mau sinal.

Como você viu, as plantas têm em sua composição a maior parte de água. Sem ela, diversas reações químicas, metabólicas e fisiológicas não ocorrem. A água mantém a turgência das células. Então, com a falta de água, as plantas murcham.

Algumas plantas além de manterem essa conexão atraem boa energia espiritual, sorte, prosperidade, fortuna e ainda ativa energia boa na casa se for preciso. Destaque para o Bambu, Girassol, Cacto, Samambaia, Lírio da Paz, Espada de São Jorge, Sálvia, Guiné, Arruda e Pimenteira.

Adubações de reposição de nutrientes podem ser feitas uma vez ao ano. Para isso, dilua uma colher de sopa do granulado adubo NPK 10-10-10 em cerca de 2 litros de água, dissolva bem e regue a planta, que deve estar com o substrato úmido. Outra opção é cultivar espada-de-são-jorge na água.

Corte as folhas doentes, danificadas, ou velhas, isso irá estimular o crescimento de outras folhas. Através da poda da espada-de-são-Jorge você pode controlar a altura da planta, retirando as folhas maiores e mais velhas, a planta ficará menor, por exemplo.

Espada de São Jorge
Ao adotar essa planta no quarto, é possível sentirá menos irritação, redução nas dores de cabeça e diminuição de problemas respiratórios. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de disposição. Isso, consequentemente, aumenta a produtividade na realização das tarefas.

Como o quarto geralmente não é um espaço que recebe luz solar direta, a Espada-de-São-Jorge encaixa-se perfeitamente ali. Outro ponto positivo é que, de acordo com a crença popular, essa plantinha protege contra as energias negativas, ou seja, garante um sono mais tranquilo para os donos do quarto.