Quando a luz los do modem fica vermelha?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A luz vermelha acesa continuamente no seu modem Vivo quer dizer que ele não está com a sessão PPP autenticada. Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha. Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada.

Atenção: a luz amarela também pode apresentar tom alaranjado ou avermelhado. Desligado – indica que o modem Wi-Fi não tem conexão com a internet. Aceso – indica que o modem Wi-Fi está registrado na rede e habilitado para funcionamento. Luz verde acesa – indica a conexão com a rede interna.

Como resolver de forma rápida os erros de conexão de internet? Desligue e ligue o modem ou computador. O nome desse procedimento é “boot” e ele resolve a maioria dos erros, pois cria uma nova comunicação entre o modem do Vivo Internet Fixa e a placa de rede.

Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha.

Quando uma fibra óptica se rompe, é preciso detectar o problema a partir de um dispositivo chamado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR). Esse equipamento de medição tem como objetivo localizar as falhas, mapear splitters, conectores e emendas e verificar se os valores de atenuação estão corretos.

O que você deve fazer é o seguinte: ir até a entrada de Wi-Fi no seu dispositivo, esquecer a rede que está sendo utilizado, depois acessá-la novamente e inserir sua senha. Por vezes, o simples reacesso é suficiente para que você tenha sua internet de volta.

Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Caso o roteador tenha parado de transmitir sinal Wi-Fi ou desligado, a primeira dica é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. Os fios podem ter se soltado por acidente durante o manuseio do aparelho.

Vermelho aceso – indica que o modem Wi-Fi não está recebendo sinal da fibra ótica. Apagado – indica que o modem Wi-Fi está conectado à rede.

A Rede Óptica Passiva (PON), no inglês Passive Optical Network, é uma rede de ponto multiponto, feita de fibra óptica, que utiliza divisores ópticos no transporte de dados de um ponto de transmissão a múltiplos pontos, até atingir o usuário final.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Basta acessar o site downdetector.com.br e clicar sobre a operadora Vivo. Passo 2. O site oferece informações sobre os problemas identificados nas últimas 24 horas e relatados pelos usuários. Caso o usuário esteja com problemas, é possível relatá-lo também no próprio site.

Nesse caso:

  1. Faça um teste de velocidade na conexão Wi-Fi e em seguida, reinicie seu roteador;
  2. Verifique se a velocidade de conexão se mantém baixa na internet via cabo;
  3. Considere alterar seu canal de conexão nas configurações de roteador;
  4. Se o problema persistir, entre em contato com o provedor de internet.

Conecte o roteador à fonte de energia e aguarde a inicialização do roteador. Pressione e segure o botão H (ou Hi) por mais de 10 segundos até que o indicador apague. Depois que o indicador ficar vermelho novamente, isso indicará que o roteador foi restaurado para as configurações de fábrica.

Verifique as luzes do roteador
Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.