Quando a mãe fala mal da madrasta?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Algumas vezes a criança fica arredia, trata mal a madrasta, mas não significa que a mãe esteja falando mal da madrasta para ela. Nenhuma criança quer que os pais se separem. A separação dos pais e a nova companheira podem ser situações novas muito difíceis de serem digeridas causando conflitos para a criança.

Chamar o padrasto de pai ou a madrasta de mãe, pura e simplesmente não é considerado um ilícito civil. Porém tudo tem que ser visto dentro de um contexto mais amplo. Para saber se isso configura ou não a Alienação Parental, observe a criança com cuidado.

"No dia a dia o padrasto ou madrasta devem agir com o enteado como se ele fosse seu filho, ou seja, tratar com amor, carinho e respeito, não impor à criança algo de que saiba que a mãe ou pai não aprovaria e para isso é necessário muito diálogo entre o casal.

Contudo os desembargadores esclareçam que “não há previsão legal para que a obrigação alimentar seja estendida à madrasta.” O colegiado também explicou que famílias mosaicos são “uma nova estrutura familiar constituída através da união de um casal, onde um ou ambos possuem filhos oriundos de relações anteriores e todos ...

Isso só pode ocorrer caso exista algum tipo de comprovação de que a madrasta coloque em risco a integridade física, psíquica ou emocional da criança, como por exemplo, atitudes relacionadas à Alienação Parental. Caso não exista comprovação, não se pode restringir o convívio.

Sim, conflitos com enteados podem levar ao divórcio.
É comum que certos conflitos com enteados afetem até seu casamento, mas falar com seu cônjuge (esposa ou esposo) sobre os problemas que surgem no dia a dia sempre ajuda a resolver ou mitigar a situação.

Um dos contos infantis mais conhecidos na cultura ocidental é Branca de Neve, a história de uma moça que viveu cercada por sete anões e conseguiu escapar da cruel madrasta. A narrativa tem origem alemã e se espalhou para os outros continentes.

A madrasta exerce, sim, um papel de cuidado quando a mãe não se encontra no local. Dessa forma, nos dias de semana e finais de semana que o enteado está formalmente com o pai, a criança estará, sim, com o pai e a madrasta".

4) JAMAIS fale mal da mãe dos seus enteados!
A melhor atitude é que ambas tenham uma boa relação. Se tiver abertura (e com a autorização prévia do seu marido), tenha uma boa conversa com ela, deixando claro que você não quer tomar o seu lugar e quer ser uma ótima pessoa para os filhos dela!

a·vo·dras·ta |vó|
1. Esposa ou companheira do avô, ou da avó em casais do mesmo sexo, em relação aos netos dessa outra pessoa. 2. Mãe da madrasta ou do padrasto.

Assim, de acordo com os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil, as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder a guarda é quando comprovada a falta, omissão ou o abuso em relação aos filhos.

Essa afinidade em linha reta pode ser ascendente (sogro, sogra, padrasto e madrasta, que são afins em 1° grau) e descendente (genro, nora, enteado e enteada, no mesmo grau de filho, portanto afins em 1° grau)."

Significado de Madrasta
substantivo feminino Aquela que não é a mãe biológica do ou dos filhos de seu cônjuge.

Como construir um bom relacionamento com seus enteados

  1. Atente para expectativas irrealistas. ...
  2. Mostre-se aberto. ...
  3. Não tente tomar o lugar do pai/mãe no coração deles. ...
  4. Certifique-se de suportar seu parceiro. ...
  5. Deixe a disciplina com os pais. ...
  6. Não transforme seus enteados em bodes expiatórios. ...
  7. Mantenha-se positivo. ...
  8. Seja persistente.