Quando a mente desperta antes do corpo?

Perguntado por: vbarbosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

A paralisia do sono acontece quando a atividade cerebral e corporal se descoordenam e é então que a consciência é recuperada antes da mobilidade corporal. Isso é a paralisia do sono: quando o cérebro acorda antes do corpo.

Quando a paralisia é recorrente, contudo, pode ser o indicativo de uma patologia ou transtorno mental não diagnosticado. Por isso, se você estiver tendo casos frequentes, como em uma semana após a outra, procure um profissional.

O que fazer no caso de um episódio de paralisia?

  1. Manter a calma e tentar fazer exercício de respiração;
  2. Fazer movimentos discretos como mexer um dedo, os olhos ou a língua, podem trazer a sensação de retomada de controle do corpo;
  3. Imaginar que está se movimentando.

Este estado pode durar desde uns poucos minutos até alguns dias. Coreia de Huntington.

A síndrome do sono insuficiente é um distúrbio que acomete cerca de 5% da população brasileira. Dessa forma, ocorre quando a privação do sono se torna constante e rotineira.

A paralisia do sono é classificada como um distúrbio do sono, assim como a insônia e a apneia obstrutiva. A mente desperta, mas não é possível se mexer ou falar. Esses episódios costumam acontecer durante o adormecer ou perto do despertar.

A paralisia do sono pode durar minutos ou segundos e não é considerada por si só uma doença, sendo que episódios isolados podem acontecer com qualquer paciente.

De acordo com o estudo, o momento em que o transtorno acontece é entre o estado de sono e vigília. De maneira resumida, durante a paralisia do sono a mente humana está acordada, mas o corpo não é capaz de responder.

No espiritismo, a paralisia do sono consiste no desligamento espiritual parcial e temporário do corpo físico. Essa experiência prepara a alma para ter acesso ao plano astral, no qual por alguns instantes ou horas o espírito pode deixar seu habitat natural e depois retornar.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

A pessoa pode imaginar que ouvindo passos, portas batendo e sussurros ou que está vendo alguém sentado em sua cama, assombrações circulando pelo quarto, luzes estranhas etc., o que costuma ser muito assustador. Essas alucinações podem surgir porque o cérebro se confunde ao processar sons e imagens dos sonhos.

A paralisia do sono acontece quando a atividade cerebral e corporal se descoordenam e é então que a consciência é recuperada antes da mobilidade corporal. Isso é a paralisia do sono: quando o cérebro acorda antes do corpo.

Almejar um controle total sobre todos os aspectos da vida pode desencadear sintomas de ansiedade e preocupações excessivas sobre o futuro, o que acaba se refletindo em sonhos. Se você sonhar e acordar com falta de ar, essa pode ser uma mensagem de alerta de que você está adotando hábitos não saudáveis.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

A pessoa que apresenta rigidez nos músculos e não consegue realizar movimentos, fica semelhante a uma estátua. Este distúrbio acaba causando muito sofrimento, porque a pessoa consegue ouvir e ver tudo o que está acontecendo ao seu redor mas não consegue reagir fisicamente.

É possível ser enterrado vivo? Não. Na prática, o sepultamento passa por tantas burocracias que, no meio do caminho, o engano seria descoberto por alguém.

Catalepsia é caracterizada por inatividade, diminuição da capacidade de resposta a estímulos e uma tendência a manter uma postura imóvel. Frequentemente, os sinais vitais da pessoa, como respiração e batimento cardíaco, caem para níveis muito baixos, de modo que são quase indetectáveis, mesmo pelos médicos.

Esse é um fenômeno em que a pessoa experimenta sentimentos de ansiedade, estresse e preocupação que são intensificados durante a noite, muitas vezes afetando o sono e a qualidade do descanso. Veja mais detalhes sobre o assunto com informações de Ezequiel Lucio, psicólogo da Psicologia Viva.