Quando a morte se aproxima?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Durante esse período, as pessoas tendem a ficar mal. Elas normalmente têm dificuldade para andar e ficam mais sonolentas, conseguindo ficar acordadas por períodos cada vez mais curtos. Nos últimos dias de vida, a capacidade de engolir comprimidos ou consumir alimentos e bebidas diminui.

Em A Hora da sua Morte, uma jovem freira baixa um aplicativo que promete prever o momento e a data da morte das pessoas. Quando o aplicativo indica que ela tem três dias de vida restantes, a freira luta por sua sobrevivência ao mesmo tempo em que enfrenta uma misteriosa criatura que a assombra.

Essas características, que definem uma experiência de quase-morte, tanto no meio acadêmico como na linguagem popular, incluem inefabilidade, ouvir o anúncio da própria morte, envolventes sentimentos de paz, ouvir um ruído, ver um túnel, sentir estar fora do corpo, encontrar-se com seres não-físicos, um "ser de luz", ...

A fase final da vida é um momento muito difícil, complexo, repleto de fortes emoções e sentimentos que, se não abordados adequadamente podem levar a tomada de decisões que nem sempre são as melhores para a dignidade da pessoa.

O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.

Síndrome da morte súbita noturna inexplicável
Quando a morte súbita cardíaca acontece sem nenhuma mudança estrutural no coração, então acontece a chamada morte súbita inexplicável. Se esse tipo de situação acontece durante o sono, ela recebe o nome de síndrome da morte súbita noturna inexplicável.

O estertor é um forte indicador de que o doente está a morrer e ocorre entre 16 a 57 horas antes da morte [1,2]. Muitas vezes precede outros sinais como a cianose e afundamento da consciência.

Trata-se do som provocado pelo acúmulo de secreção na cavidade oral e vias aéreas, após a perda do reflexo da tosse e da habilidade de deglutir. Prediz a morte em 48 horas em cerca de 75% dos pacientes.

Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.

A dor da perda é uma dor muito grande, insuportável, mas ela também é transitória, é uma dor que irá passar. Há algumas alternativas que ajudam a superar essa dor. Uma das alternativas é cuidar de sua saúde, pois, apesar de ser uma dor emocional, existem sintomas físicos também.

E a resposta esclarece o que acontece na hora da morte: “Não; a alma se desprende gradualmente e não escapa como um pássaro cativo subitamente libertado. Porque os dois estados se tocam e se confundem, de maneira que o Espírito se desprende pouco a pouco dos seus liames; estes se soltam e não se rompem.”

O filme “A Hora da Sua Morte” mostra um aplicativo chamado Countdown (contagem regressiva), que tem a função de contar quando o usuário vai morrer, e você também pode baixar esse app e descobrir a hora da sua morte. Assim como no filme o aplicativo conta os dias que restam na sua vida.

O velório é de no máximo 24 horas, segundo orientação da Vigilância Sanitária. Caso a família deseje, o velório pode ser feito com interrupção durante o período da madrugada, compreendido entre a 0 até 6 horas.

A declaração de óbito é uma voz que transcende a finitude do ser e permite que a vida retratada em seus últimos instantes possa continuar a serviço da vida. Para além dos aspectos jurídicos que encerra, a declaração de óbito é um instrumento imprescindível para a construção de qualquer tipo de planejamento de saúde.

Podemos destacar uma gama de sinais/sintomas que enfrentaremos nesta ocasião, a depender de maneira individual da doença de base e das comorbidades do paciente: fraqueza e fadiga com diminuição das atividades sociais; diminuição da alimentação por via oral; imobilidade e maior dependência para atividades básicas; ...

Alguns sinais e sintomas são muito sugestivos de que o paciente esteja em processo ativo de morte: fraqueza grave e progressiva, limitação ao leito, paciente permanece dormindo a maior parte do tempo, indiferença a líquidos/alimentos, dificuldade para deglutir, desorientação no tempo, hipotensão não associada a ...

Geralmente o envelhecimento é descrito em cinco fases básicas:

  • Independência.
  • Interdependência.
  • Dependência.
  • Gestão de crises.
  • Fim da vida.

Atualmente, os médicos declaram a morte a partir do momento em que o coração de um paciente deixa de bater. Quando isso acontece, as funções cerebrais terminam quase de imediato e a pessoa perde todos os seus reflexos.

Alma tem a ver com o cérebro, de onde procedem todas estas faculdades referidas. Cérebro tem a ver com o que é natural, e não sobrenatural, como é o caso do espírito, que nos veio de Deus, e que volta para Ele, na nossa morte.