Quando a tosse é perigosa?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Então, fique de olho nos sinais de alerta e consulte um médico se a tosse: vier acompanhada por febre persistente, que dure três dias ou mais. apresentar associação com perda de peso ou muco com sangue. piorar depois que o tratamento de uma doença tiver terminado.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou os pulmões. É preciso estar atento a tosse, se ela durar mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o crônico. E aí é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema.

O ar seco, especialmente em ambientes fechados no período noturno, pode levar ao ressecamento da garganta e causar a tosse seca constante, que piora à noite.

Saiba os sintomas da bronquite
Na forma aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Já na forma crônica, ela se apresenta sempre produtiva, com uma expectoração que muda a sua coloração, sendo clara no início e amarelada com o avanço da enfermidade.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Principais dicas

  1. Hidratar a garganta. Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer, pode ser interessante para parar a tosse noturna. ...
  2. Manter as vias aéreas limpas. ...
  3. Evitar o ar seco dentro de casa. ...
  4. Manter a casa limpa. ...
  5. Elevar a cabeça e o pescoço.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

Os principais sintomas são:

  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Tosse com catarro transparente normalmente indica uma infecção viral, enquanto o catarro verde ou amarelado pode significar uma causa bacteriana. A presença de catarro com sangue ao tossir indica lesão mais grave nas vias respiratórias, como veremos exemplos a seguir.

Causas comuns da tosse. A tosse pode ser associada a agentes externos ou como um sintoma de alguma desordem no organismo, mas as causas mais comuns de tosse estão ligadas a Rinite, poluição, baixa umidade, tabagismo e o mais comum, infecções por vírus e bactérias.

A maioria dos casos graves apresenta uma tosse seca e persistente, mas o paciente também pode ter uma tosse leve acompanhada de irritação na garganta, igual a um resfriado”, afirma. O que a tosse pode indicar? Desde um simples resfriado até a covid-19 .

A tosse cardíaca pode se assemelhar a uma tosse de um resfriado, porém essa tosse está associada a um cansaço físico e piora ao deitar. Ele alerta que as pessoas fiquem atentas pois nem sempre as dores mais comuns irão ocorrer. No frio os casos de problemas no coração aumentam.

Alguns exemplos de xaropes usados para tratar a tosse seca e alérgica são:

  • Dropropizina (Vibral, Atossion, Notuss);
  • Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina (Hytos Plus);
  • Levodropropizina (Antux).

Eleve pescoço e cabeça
Como dormir de lado ou deitado na cama pode fazer com que o muco fique preso na garganta, é indicado elevar a cabeça usando um travesseiro, mas certifique-se de não levantar muito a cabeça, pois isso pode causar dor ou desconforto.

Dito isto, em alguns casos, a bronquite se transforma em (causando assim) pneumonia. Isso ocorre quando a infecção se espalha dos tubos brônquicos para os pulmões ou ocorre uma infecção secundária.

A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Nariz escorrendo, febre, tosse, chiado ao respirar e falta de ar. Esses sintomas podem indicar que você está com um problema de saúde, como uma simples gripe, ou algo mais sério, como uma bronquiolite ou pneumonia.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.