Quando a tosse pode ser perigosa?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Então, fique de olho nos sinais de alerta e consulte um médico se a tosse: vier acompanhada por febre persistente, que dure três dias ou mais. apresentar associação com perda de peso ou muco com sangue. piorar depois que o tratamento de uma doença tiver terminado.

A tosse seca, associada a uma gripe leve ou resfriado, tende a durar uma média de três ou quatro dias. No entanto, casos mais graves podem durar entre três e oito semanas. É recomendável realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico completo.

No entanto, a tosse pode ser decorrente de um processo inflamatório, infeccioso ou alérgico, portanto não deve ser considerada inofensiva. Ela pode indicar doenças como asma, bronquite crônica, infecções respiratórias (gripes, resfriados, tuberculose etc.), alergias, doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Saiba os sintomas da bronquite
Na forma aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Já na forma crônica, ela se apresenta sempre produtiva, com uma expectoração que muda a sua coloração, sendo clara no início e amarelada com o avanço da enfermidade.

Portanto, quando usada para tratamento dessas bactérias, a Amoxicilina ajuda também na melhora da tosse porque reduzirá o catarro e, consequentemente, a irritação das vias aéreas.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

Para aliviar esse tipo de crise, é recomendado beber bastante água e tomar um antialérgico prescrito pelo médico. O clima seco também provoca a tosse seca, por isso, é recomendado deixar o ambiente mais úmido por meio de um umidificador de ar ou balde de água.

1- Xarope 44E
O primeiro medicamento da nossa lista recobre a garganta irritada, aliviando a tosse com catarro e a tosse seca. Sua fórmula também descongestiona o peito. Ele pode ser prescrito para adultos e crianças maiores de 2 anos.

Hipolabor explica: como aliviar a tosse

  1. Beba muita água. Hidratar os tecidos é fundamental. ...
  2. Evite a poeira. Os grãos de poeira conseguem penetrar nas vias respiratórias facilmente. ...
  3. Beba chá de hortelã ...
  4. Invista em chás naturais. ...
  5. Evite o contato com fumaça. ...
  6. Mantenha os animais distantes. ...
  7. Siga as orientações do seu médico.

A tosse ocorre principalmente por conta da garganta inflamada, irritada ou com a presença de corpos estranhos no local, por isso, a primeira medida para aliviar a tosse é aumentar a ingestão de líquidos. Dessa forma, é possível limpar a garganta e manter a mucosa hidratada.

Em seguida, ele reage fazendo com que a glote (estrutura localizada na laringe que controla a entrada e saída de ar para os pulmões) se feche, aumentando a pressão interna nas vias respiratórias. O diafragma, então, se contrai e o ar contido nos pulmões é expelido em uma explosão que expulsa os corpos estranhos.

A tosse seca ou com uma secreção clara/ transparente, assim como o cansaço, também é bastante característica. Um chiado ao final da expiração as vezes só é percebido a noite, quando os sintomas podem ficar mais presentes e os ruídos do ambiente ficam reduzidos. Asma, rinite, alergias costumam caminhar juntas.

A tosse pode ser classificada em aguda, subaguda, crônica e as que pioram com o decúbito. A tosse aguda é aquela que persiste até três semanas. Tosse subaguda se dá quando o sintoma perdura entre três e oito semanas. Tosse com duração maior que oito semanas são consideradas crônicas10.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.

Os principais sintomas são:

  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Dito isto, em alguns casos, a bronquite se transforma em (causando assim) pneumonia. Isso ocorre quando a infecção se espalha dos tubos brônquicos para os pulmões ou ocorre uma infecção secundária.