Quando duas palavras têm o mesmo som?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas. Há, ainda, as homônimas perfeitas, em que a grafia e a pronúncia são idênticas, mas os significados são diferentes.

Significado de Homólogo
adjetivo Que corresponde, é semelhante ou se equivale a outro, não sendo necessariamente igual.

Formações relacionadas filogeneticamente que possuem por isso a mesma origem e estrutura básica, podendo, por evolução divergente, desempenhar funções diferentes.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos.

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural. Vamos ver agora alguns exemplos de parônimas.

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão. A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

A palavra homofonia vem da junção de duas palavras gregas. O termo “homo” significa igual, e o termo “fonia” significa som. Ou seja, homofonia são coisas que têm o mesmo som, ou o som igual.

Palavras sinônimas – duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado.

Para comprovar isso, basta utilizar a ferramenta criada pelo IBGE, que permite buscar nomes e avaliar a sua popularidade no Brasil. Esse é um fato complexo, pois, como dito, pode gerar uma série de riscos.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Pessoa que tem o mesmo nome que outra: 1 homônimo, tocaio, xarapa, xarapim.

Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.

A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.

Características homólogas possuem a mesma origem embrionária e indicam uma ancestralidade comum. Nem sempre uma característica homóloga possui a mesma função nas espécies analisadas. Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária.