Quando estoura o tímpano sangra?

Perguntado por: aneves6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Tais sintomas podem ou não ser reversíveis, mesmo após o tratamento da causa de base. As perfurações traumáticas costumam evoluir com dor imediata e sangramento, assim como dificuldade para escutar pelo ouvido afetado, sensação de abafamento e zumbido. Tontura e vertigem também são comumente associadas a esses quadros.

A otoscopia é uma etapa fundamental do exame do tímpano realizado pelo otorrinolaringologista, principalmente para avaliar a perfuração dos tímpanos.

Nesse período o médico pode indicar também o uso de alguns medicamentos para evitar infecções como antibióticos – os mais comuns são neomicina ou polimixina com corticoides, amoxicilina, clavulanato e cloranfenicol. Se o rompimento foi grave, pode ser necessária uma cirurgia para reconstruir o tímpano.

É importante procurar por uma avaliação profissional quando perceber qualquer forma de sangramento no ouvido, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas como dor de ouvido, perda auditiva, zumbido, tonturas, traumas etc.

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como perda de audição, otites, colesteatoma e até mesmo o aparecimento de cistos no ouvido médio. O tratamento imediato, então, é importante para preservar sua audição.

Ele acontece por diversas causas: traumas (muitas vezes pelo uso de cotonetes), variação súbita de pressão (como no avião), otites, uso de medicamentos, hipertensão, entre outras. Quando o sangramento acontece, é de extrema importância que o paciente não tente introduzir objetos para estancar o sangue.

A indicação é manter repouso e fazer compressão local externa até o atendimento médico”, aconselha o médico.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Primeiro, se você tiver tímpano perfurado, fenda palatal, objeto dentro do canal auditivo ou cavidade mastóidea, não deve fazer lavagem de ouvido. Além disso, se teve uma infecção na orelha média ou na orelha externa nas últimas seis semanas, não deve limpar a orelha usando tal método.

Caso haja algum tipo de inflamação, o ideal é procurar fazer uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa fazer a retirada da cera ou resíduo acumulado dentro do conduto auditivo ou pingar algumas gotinhas dentro do ouvido com antibiótico e antinflamatório, ou mesmo um curativo com um chumaço de algodão ...

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

A cirurgia para corrigir o tímpano perfurado geralmente é indicada quando a membrana não se regenera completamente após 2 meses do rompimento. Nesse caso deve haver persistência dos sintomas e a pessoa, volta ao médico para uma nova avaliação.

Em casos de perfurações menores, pode levar de algumas semanas a dois meses para se curar. Nesses casos, pode ser necessário usar um tampão para melhorar a cicatrização do tímpano e manter a região limpa. Caso o tímpano não tenha cicatrizado em dois meses, o médico deve ser procurado novamente.

Nesse caso damos preferência para não realizar a lavagem do ouvido e sim realizar a limpeza com aspiradores/curetas ou pinças especiais. No entanto em alguns casos pode ser necessário a lavagem. Nestes casos é importante a realização de cuidados adicionais como utilização de gotas profiláticas.

A secreção saindo do ouvido pode ocorrer em adultos e crianças, mas geralmente este tipo de problema afeta mais o último grupo. Isso acontece porque eles apresentam o canal que liga o ouvido médio ao nariz, chamado de tuba auditiva, mais curto e menos íngreme.

COMO SABER SE A DOR DE OUVIDO É PREOCUPANTE? Quando a dor dura mais do que 3 dias e está acompanhada de outros sintomas, é bom procurar um otorrinolaringologista.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.

A cirurgia para corrigir o tímpano perfurado, também chamada de timpanoplastia, geralmente é indicada quando a membrana não se regenera completamente após 2 meses do rompimento. Nesse caso deve haver persistência dos sintomas e a pessoa volta ao médico para uma nova avaliação.